O USO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DAS ÁGUAS DO AÇUDE PÚBLICO DE PILÕES NO MUNÍCIPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE-PB
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1787Palavras-chave:
AÇUDE, SUSTENTABILIDADE, SEMIÁRIDOResumo
Introdução: O açude público de Pilões é uma importante obra hídrica, resultado das políticas de açudagem implementadas no semiárido nordestino no século XX. Está localizado no distrito de Pilões que faz parte do município de São João do Rio do Peixe-PB. Os múltiplos usos das águas do açude geram impactos ambientais que afetam a qualidade da sua água. O uso da educação ambiental se torna uma importante ferramenta essencial para a preservação desse importante manancial e garantir a sustentabilidade, ou seja, suprir as necessidades da atual geração sem prejudicar as futuras. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo principal, estimular práticas sustentáveis dos usuários que utilizam a água do açude para diversas atividades sejam elas econômicas ou lazer. Além da preservação para garantir a sua sustentabilidade. Material e métodos: Foram utilizados eletrônicos como tabletes e celulares para obtenção de imagens e dados. O método utilizado para chegar aos objetivos da pesquisa foi o trabalho de campo feito entre os meses de março e maio de 2021 para observações de práticas de atividades insustentáveis e coleta de dados in loco. Resultados: Os resultados mostraram que os usos atribuídos ao açude geram algum tipo de impacto que contribui para a poluição de sua água. O principal problema observado foi o descarte indevido de resíduos sólidos como garras de vidro, latas de alumínio, garrafas plásticas, bitucas de cigarros, entre outros descartados nas margens do açude por parte de turistas que praticam atividades relacionadas ao lazer e recreação. Diante disso foram elencadas propostas que incentivassem hábitos saudáveis para conter a problemática. Uma delas foi o uso de latas de coleta seletiva, placas e cartazes de avisos e também parcerias com associações de reciclagem para o devido descarte final dos resíduos. Conclusão: O reservatório sofre com as ações antrópicas devido aos múltiplos usos de suas águas. A poluição por falta de implementação de uma boa educação ambiental aos sujeitos que se beneficiam desse manancial faz com que esses usos comprometam a qualidade da água. O uso da educação ambiental aplicada as atividades ali desenvolvidas se torna o principal meio para garantir hábitos sustentáveis e preservação.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.