A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Kátia vitória Feliciano Simão
  • Elaine Soares Da Silva
  • Michelline Soares Da Silva Souza

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1784

Palavras-chave:

CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO, ENSINO

Resumo

Introdução: O ensino da disciplina de Ciências, passou a ser objeto de reflexão educacional.  Algumas pesquisas buscam mostrar a importância do ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental.  O PCN (1997), enfatiza que   para que o ensino e aprendizagem se realizem de forma significativa é necessário considerar os conhecimentos do aluno, do professor e da Ciência. Pois o ensino de Ciências deve ir para além da sala de aula. Fazendo com que as crianças se utilizem dela para entender o mundo em que vive. Por este motivo os currículos escolares devem ser   trabalhados de forma em que os alunos participem de seu processo de ensino-aprendizagem. Segundo o PCN (Brasil, 1997, p.18), O ensino de ciências tem o objetivo de “Dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observações sobre um fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando fosse o caso, trabalhando de forma a tirar conclusões sozinho.” Para tanto é preciso valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, sua vivência, sua cultura e o senso comum.  Entretanto é necessário os professores sejam comprometidos com a disciplina de Ciências. Através do curso de formação continuada ofertado pela UFPB,   que realizamos este trabalho cujo o objetivo é identificar e analisar os documentos que viabiliza o ensino de ciências nos seres iniciais. o caminho metodológico é de cunho bibliográfico acerca do tema.  Resultado: através dos levantamentos de dados  constatamos que apesar da disciplina  de ciências está viabilizada pelas diretrizes  ainda nos deparamos com  escolas que  precisam preencher a lacuna entre o “pensar e o agir”, formando cidadãos que saibam ouvir e dialogar ativamente e professor  capaz de  nutrir o interesse da criança, em seu processo de aprendizagem.  Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de ciências nos seres iniciais deve respeitar as fases de desenvolvimento em que as crianças se encontram, desta forma é de extrema importância que os professores tenham uma formação sólida e de qualidade, pois quando pensamos na atuação do professor veremos a importância de o mesmo ter um arcabouço teórico para que ele possa interver junto aos seus alunos em seus diversos aspectos.

Publicado

2021-08-27

Como Citar

Simão, K. vitória F. ., Silva, E. S. D., & Souza, M. S. D. S. (2021). A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 100. https://doi.org/10.51189/rema/1784

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental