A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1784Palavras-chave:
CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO, ENSINOResumo
Introdução: O ensino da disciplina de Ciências, passou a ser objeto de reflexão educacional. Algumas pesquisas buscam mostrar a importância do ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. O PCN (1997), enfatiza que para que o ensino e aprendizagem se realizem de forma significativa é necessário considerar os conhecimentos do aluno, do professor e da Ciência. Pois o ensino de Ciências deve ir para além da sala de aula. Fazendo com que as crianças se utilizem dela para entender o mundo em que vive. Por este motivo os currículos escolares devem ser trabalhados de forma em que os alunos participem de seu processo de ensino-aprendizagem. Segundo o PCN (Brasil, 1997, p.18), O ensino de ciências tem o objetivo de “Dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observações sobre um fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando fosse o caso, trabalhando de forma a tirar conclusões sozinho.” Para tanto é preciso valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, sua vivência, sua cultura e o senso comum. Entretanto é necessário os professores sejam comprometidos com a disciplina de Ciências. Através do curso de formação continuada ofertado pela UFPB, que realizamos este trabalho cujo o objetivo é identificar e analisar os documentos que viabiliza o ensino de ciências nos seres iniciais. o caminho metodológico é de cunho bibliográfico acerca do tema. Resultado: através dos levantamentos de dados constatamos que apesar da disciplina de ciências está viabilizada pelas diretrizes ainda nos deparamos com escolas que precisam preencher a lacuna entre o “pensar e o agir”, formando cidadãos que saibam ouvir e dialogar ativamente e professor capaz de nutrir o interesse da criança, em seu processo de aprendizagem. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de ciências nos seres iniciais deve respeitar as fases de desenvolvimento em que as crianças se encontram, desta forma é de extrema importância que os professores tenham uma formação sólida e de qualidade, pois quando pensamos na atuação do professor veremos a importância de o mesmo ter um arcabouço teórico para que ele possa interver junto aos seus alunos em seus diversos aspectos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.