PEGADA ECOLÓGICA: PLANO DE AULA COM NOÇÕES BÁSICAS DE PROGRAMAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1783Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE, PROGRAMAÇÃOResumo
Introdução: Dentre os principais tópicos da Educação Ambiental, está a Sustentabilidade, a qual procura relações entres os aspectos sociais, culturais e ambientais que são capazes de suprir as necessidades de uma geração atual, sem inviabilizar as gerações futuras. Para que se possa reconhecer a importância das interações sustentáveis é preciso apresentar meios de conscientização. O cálculo da Pegada Ecológica (PE) é uma das formas de elucidar o impacto dos hábitos contemporâneos. Ter o conhecimento de como os avanços tecnológicos podem amenizar estes impactos também é importante. Há no Brasil o Projeto de Lei 10.699/2018, o qual tem o intuito de incentivar o ensino de programação e robótica para as crianças e os jovens de escolas públicas. É preciso ter diálogos com foco em ideias que provoquem a noção de sustentabilidade nos discentes para que consigam distinguir práticas que não são favoráveis ao equilíbrio dessas interações e como é possível vincular esse aprendizado às novas tendências tecnológicas que serão inseridas no ambiente escolar, como a programação. Objetivos: Elaborar um plano de aula sobre o cálculo da Pegada Ecológica baseado em um questionário de hábitos, utilizando programação em Python 3.0 no aplicativo mobile QPython 3L, para introdução da Educação Ambiental no ensino médio. Material e Métodos: O acesso a smartphones com sistema Android ou IOS e a instalação do programa QPython 3L pela loja de aplicativos, são pré-requisitos para a execução deste plano de aula. Após a instalação, o programa pode ser executado e, para a escrita dos scripts, deve-se selecionar a opção “Editor”. Com o auxílio do docente, os alunos farão a escrita ipsis litteris do script completo. Resultados: Com a execução do script e do questionário, os alunos podem comparar os resultados com seus colegas de classe e, sob mediação do docente, levantar questões para debate em sala de aula. Conclusão: Por meio da aplicação deste plano de aula, é possível estabelecer um ambiente de discussão favorável à integração de dois campos essenciais para a formação básica: Tecnologia e Educação Ambiental, mantendo a possibilidade de se trabalhar estes conteúdos de maneira interdisciplinar.
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