A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DAS AULAS EM ESCOLA MUNICIPAL

Autores

  • Felipe Luís Saggin

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1781

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Resumo

Introdução - Os estudos ambientais não podem ser deixados de lado, pois através deles que se aprende ao menos o mínimo sobre conscientização ambiental, que se for esquecida, pode acarretar sérios problemas em todas as formas de vida. Objetivo – Verificar de que forma a educação ambiental está sendo trabalhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Pública Municipal, no município de São Valério do Sul/RS. Material e métodos – Para obter os dados de pesquisa, foram observadas aulas remotas, em cinco turmas, do 1º (primeiro) ao 5º (quinto) ano. Além disso, foram analisados módulos das apostilas utilizadas nas aulas, que são divididas em quatro módulos anuais. A partir dessa análise, foram necessários estabelecer diálogos, com duas professoras, sendo uma delas regente das aulas do quinto ano, com experiência em anos iniciais e a outra que ministra Ciências dos anos finais, também com experiência na sua área. A partir dos diálogos, foram feitas anotações em diários de campo e depois transcritas.  Resultados – A partir da análise dos materiais, a temática em estudo foi encontrada em todos os materiais, porém indiretamente, em assuntos como: extinção dos animais, conservação dos recursos naturais, destino correto do lixo e consumo consciente de água.  No momento do diálogo, uma das docentes relatou que o assunto vem sendo pouco abordado nas aulas, mesmo nos anos finais do Ensino Fundamental é desenvolvido em poucas abordagens nas aulas de ciências, somente quando são discutidos os assuntos mencionados anteriormente. Conclusão – A partir do desenvolvimento da pesquisa, foi constatada a necessidade de abordar mais a temática tendo um foco mais direto e incentivando os alunos a praticarem a Educação Ambiental em seu cotidiano. Se aprender desde o processo de alfabetização, a importância desta prática dentro e fora da escola, se terá novas gerações capazes de tornarem o mundo melhor e conservarem os recursos naturais e os seres vivos do nosso Planeta Terra.

Publicado

2021-08-27

Como Citar

Saggin, F. L. . (2021). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DAS AULAS EM ESCOLA MUNICIPAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 97. https://doi.org/10.51189/rema/1781

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental