A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DAS AULAS EM ESCOLA MUNICIPAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1781Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, CONSERVAÇÃO AMBIENTALResumo
Introdução - Os estudos ambientais não podem ser deixados de lado, pois através deles que se aprende ao menos o mínimo sobre conscientização ambiental, que se for esquecida, pode acarretar sérios problemas em todas as formas de vida. Objetivo – Verificar de que forma a educação ambiental está sendo trabalhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Pública Municipal, no município de São Valério do Sul/RS. Material e métodos – Para obter os dados de pesquisa, foram observadas aulas remotas, em cinco turmas, do 1º (primeiro) ao 5º (quinto) ano. Além disso, foram analisados módulos das apostilas utilizadas nas aulas, que são divididas em quatro módulos anuais. A partir dessa análise, foram necessários estabelecer diálogos, com duas professoras, sendo uma delas regente das aulas do quinto ano, com experiência em anos iniciais e a outra que ministra Ciências dos anos finais, também com experiência na sua área. A partir dos diálogos, foram feitas anotações em diários de campo e depois transcritas. Resultados – A partir da análise dos materiais, a temática em estudo foi encontrada em todos os materiais, porém indiretamente, em assuntos como: extinção dos animais, conservação dos recursos naturais, destino correto do lixo e consumo consciente de água. No momento do diálogo, uma das docentes relatou que o assunto vem sendo pouco abordado nas aulas, mesmo nos anos finais do Ensino Fundamental é desenvolvido em poucas abordagens nas aulas de ciências, somente quando são discutidos os assuntos mencionados anteriormente. Conclusão – A partir do desenvolvimento da pesquisa, foi constatada a necessidade de abordar mais a temática tendo um foco mais direto e incentivando os alunos a praticarem a Educação Ambiental em seu cotidiano. Se aprender desde o processo de alfabetização, a importância desta prática dentro e fora da escola, se terá novas gerações capazes de tornarem o mundo melhor e conservarem os recursos naturais e os seres vivos do nosso Planeta Terra.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.