PROJETO APA DA LAGOA VERDE EM CENA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TEATRO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1780Palavras-chave:
ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA VERDE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TEATROResumo
Introdução: A Área de Proteção Ambiental da Lagoa Verde – APA-LV é uma Unidade de Conservação - UC situada no Município de Rio Grande/RS, criada através da Lei Municipal n.º 6.084/2005. Abrange a Lagoa Verde, os Arroios Senandes e Bolaxa e o Canal São Simão, totalizando, aproximadamente, 510 hectares. Para que a gestão das áreas protegidas seja efetiva, o envolvimento da comunidade é um dos quesitos fundamentais e a Educação Ambiental contribui para isso. Nesse sentido, o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental – NEMA, associação privada sem fins lucrativos, sediada no Município, atua em prol da conservação e preservação da UC. Em 2021, o Projeto APA da Lagoa Verde em cena: Educação Ambiental e Teatro, apoiado pelo Criança Esperança/UNESCO, iniciou suas atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Marília Rodrigues Santos, localizada em um dos bairros inseridos na área. Objetivos: O objetivo geral é estimular a compreensão e valorização da importância, belezas, recursos e fragilidades da APA-LV. Para tanto, delimitaram-se os seguintes objetivos específicos: Desenvolver oficinas de Educação Ambiental que estimulem o sentimento de pertencimento ao lugar; desenvolver oficinas de Teatro que estimulem a imaginação, a comunicação e expressão artística e coletiva; e divulgar a APA- LV para a comunidade. Material e métodos: Devido à pandemia da COVID-19, os encontros ocorrem de forma remota. Tendo por base a metodologia interdisciplinar “Ondas que te quero mar”, que compreende as ciências do ambiente, a arte e a educação psicofísica, são elaborados materiais como vídeos, músicas, fotonovelas e textos, que são repassados para os estudantes através de plataformas digitais. Resultados: Até o momento foram realizadas nove atividades, envolvendo estudantes de 6 a 13 anos. Ressalta-se que o projeto está em andamento e o término está previsto para dezembro de 2021. Ademais, foram publicados quatro releases em jornais online, com intuito de divulgar informações relevantes sobre o projeto e a APA-LV. Conclusões: Apesar dos desafios inerentes ao formatado do ensino remoto, obtivemos retornos positivos dos estudantes e das famílias. Reconhecemos como oportunidade o envolvimento dos familiares no auxílio da execução das atividades propostas, bem como o estreitamento das relações entre familiares, escola e projeto.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.