PSICOLOGIA E MEIO AMBIENTE: PLANO DE AÇÃO 5W2H COM ENFOQUE NO COMPORTAMENTO PRÓ AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1778Palavras-chave:
COMPORTAMENTO, MEIO AMBIENTE, PSICOLOGIA AMBIENTALResumo
Introdução: A conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) reuniu representantes de diversos países com o intuito de debater possíveis ações para a diminuição da degradação ambiental e proteção da vida das próximas gerações. Nesse contexto, a participação efetiva do governo se faz necessária, pois contribui para o processo de conscientização, da educação ambiental e da tomada de decisão. Pensar em medidas a curto prazo resulta em mais degradação ambiental e desequilíbrio ecológico, por isso, a Psicologia ambiental pode ter um papel fundamental no processo de sensibilização e desenvolvimento de hábitos, já que a referida área trata de relações humanas e do relação do homem com o meio - tanto meio ambiente de natureza biológica como no meio social. Portanto, o plano de ação 5W2H com enfoque no comportamento pró ambiental, desenvolvido para auxiliar na redução dos impactos da deterioração do meio ambiente, pode corroborar no processo de conscientização e educação ambiental. Além disso, o plano de ação 5W2H é um método de fácil aplicabilidade, o que viabiliza uma abrangência maior, podendo ser aplicado por agentes municipais a fim de instigar o comportamento pró ambiental da população de um determinado território. Objetivo: Desenvolver um plano de ação abrangente que auxilie na redução dos impactos da degradação ecológica através da conscientização a fim de instigar comportamento pró ambiental. Material e Métodos: Para a realização do plano de ação 5W2H os agentes responsáveis pela aplicação terão que dispor de uma sala que comporte os atores envolvidos no processo e um projetor para expor as informações e estratégias. Resultado: Por meio da aplicação do plano de ação, é esperado que os atores envolvidos sejam capazes de perceber a importância de desenvolver hábitos que não sejam nocivos para o meio que habita. Conclusão: Com um plano de ação, a interação entre o homem e o meio ambiente, através da conscientização, pode contribuir para o processo da tomada de decisão e, também, é importante para desenvolver novos hábitos que reduzam a degradação do meio ambiente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.