A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1776Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PEDAGOGIA DE PROJETOS, UNIVERSIDADESResumo
Introdução – A interdisciplinaridade da educação ambiental, permite que os professores a insiram em projetos com o objetivo de construir junto à comunidade escolar valores que permitam à coletividade construir seu futuro por meio da preservação e conscientização ambiental, de uma vida sadia e sustentável em sua plenitude. Daí a importância do alinhamento da pedagogia de projetos à prática ambiental. A política de educação ambiental no Brasil prevê em todos os ciclos da educação nacional a interação com a questão ambiental. Significa dizer que o nível superior deve ser igualmente comtemplado com as premissas e diretrizes da educação ambiental. Objetivo – Discutir a importância da interação da pedagogia de projetos e a educação ambiental nas Universidades. Material e Métodos – A metodologia empregada no presente artigo, trata da pesquisa bibliográfica realizada por meio de três etapas: procura de artigos relevantes nas principais plataformas como, google acadêmico, Scielo e Springer, análise de seus conteúdos e concepção do artigo. Resultado e Discussão - A pedagogia de projetos prevê que o discente se utilize de um desses projeto para sua aprendizagem. Dentro desta diretriz a introdução da educação ambiental no projeto educacional nas instituições de nível superior, modificaria a amplitude do ensino. Como resultado, é esperado o surgimento de pesquisas cada vez mais, alinhadas com os princípios de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. No Brasil os projetos de pesquisa possuem uma interligação com as instituições de nível superior, muitas das vezes incentivadas pelo poder público por meio de bolsas de pesquisa. Espera-se em consequência disso o surgimento de projetos que possuam maior valorização da comunidade e conscientização ambiental. Conclusão – A pedagogia de projetos aliada a práticas ambientais deve ser estimulada nas instituições de ensino superior. A formação de discentes com os princípios de preservação e sustentabilidade poderá vir a impactar futuros projetos de pesquisas no país. Ademais, a formação de indivíduos com consciência ambiental favorece a sociedade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.