OS DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA NA CIDADE DE BELÉM-PA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1775Palavras-chave:
ARBORIZAÇÃO, CIDADE DAS MANGUEIRAS, URBANIZAÇÃOResumo
Introdução: A arborização dos grandes centros urbanos, além da melhoria estética, fornece inúmeros benefícios ao meio ambiente e a sociedade por meio da qualidade de vida física e mental da população. Nesse contexto, a cidade de Belém localizada no estado do Pará, possui como característica principal ao longo de sua história, a presença de diversos tuneis de mangueiras denominando-a como “Cidade das Mangueiras”. Todavia, assim como em outras urbes, os grandes espaços arbóreos de Belém se encontram comprometidos em decorrência do acelerado crescimento urbano. Objetivos: Objetivou-se analisar as recentes publicações e apresentar contextos sobre os principais desafios para a conservação da arborização urbana na cidade de Belém-PA. Metodologia: Este trabalho foi desenvolvido seguindo uma revisão da literatura, através de artigos publicados em bases cientificas sobre os desafios da conservação da arborização urbana de Belém que pudessem contribuir para os resultados deste estudo. Fundamentação Teórica: Belém é uma cidade localizada no oeste do Pará, possui clima de floresta tropical classificado como quente e úmido, e possui áreas verdes principalmente no centro da região. O processo de arborização, cria um ambiente de amenização microclimática, melhoria estética e paisagística, diminuição do nível de ruído e promove o conforto ambiental. Com o processo acelerado da urbanização, tais benefícios são perdidos pela destruição progressiva dos ecossistemas. No espaço belenense, essa situação pode ser vista através da falta de cuidados dos habitantes às espécies arbóreas, sobretudo da mangueira (Mangifera indica L.), em decorrência da queda de seus frutos quando maduros nas calçadas, nos indivíduos e em automóveis. Outro fator são as podas realizadas de forma inadequada em variadas espécies, podendo ser vistas tanto em árvores em contato com fiação de alta tensão, quanto na queda de galhos com maior frequência nos períodos de grande intensidade pluviométrica. Dessa forma, alagamentos são cada vez mais comuns na região, ocasionados pela falta de permeabilidade do solo. Conclusão: Em vista dos argumentos apresentados, faz-se necessário o uso da educação ambiental para que a população conheça as principais importâncias da arborização para a cidade de Belém e as diferentes técnicas de poda para a resistência arbórea.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.