IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS DE CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA AS FAMÍLIAS DO SERTÃO E PARA OS BIOMAS DO SEMIÁRIDO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1773Palavras-chave:
ÁGUA DE CHUVA, CISTERNA, SEMIÁRIDOResumo
Introdução: Além do consumo doméstico, a água é fundamental para a dessedentação animal e produção agrícola. Na região semiárida o acesso à água é peculiar, pois ela não está disponível em quantidade suficiente para o uso durante todo ano. Essa situação é minimizada devido ao programa de captação de água de chuva, onde são construídas tecnologias sociais de armazenamento de água, conhecidas como cisternas. A manutenção correta das cisternas significa o acesso a água de qualidade, bem como a preservação do meio ambiente, uma vez que diminui a pressão no bioma. Formação sobre esse sistema e seus benefícios deve ser realizada tanto com quem tenha ido a alguma capacitação, quanto para quem nunca tenha participado. Objetivos: Construir um modelo de formação em educação socioambiental às famílias do semiárido, no formato de oficina presencial voltada ao uso correto da água de chuva e os cuidados com as cisternas, buscando diminuir a procura pelas águas no meio ambiente, garantindo assim o acesso a este bem de forma sustentável, além de evitar possíveis doenças transmitidas pela água armazenada de forma incorreta. Materiais e Métodos: A proposta de oficina em educação ambiental e social será construída a partir da revisão literária sobre os benefícios sociais das cisternas e as consequências positivas ao bioma. As obras de Paulo Freire embasarão a metodologia de condução das oficinas. Resultados: O principal resultado será a construção de oficinas presenciais que facilitem a compreensão das famílias quanto aos cuidados com as cisternas e com as águas de chuva armazenadas, tornando-as multiplicadoras. Cada capacitação abarcará a desinfecção caseira da água para consumo, importância de não se misturar a água de chuva com outra, limpeza e cuidados com as calhas e pintura e limpeza anuais da cisterna. Conclusão: O semiárido é uma região marcada pela má distribuição das chuvas, e o programa de captação de água de chuva veio democratizar o acesso à água. Cuidar das cisternas é imprescindível para que as famílias da região tenham água de qualidade e não pressionem o bioma, a partir da busca por água superficial. Para isso, a educação social e ambiental é fundamental.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.