REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CONCEITOS DE MEIO AMBIENTE SOBRE A PERSPECTIVA DOS EDUCADORES

Autores

  • Taciana França Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1772

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONCEITO DOS EDUCADORES, MEIO AMBIENTE

Resumo

 Introdução O trabalho traz a temática da Educação e Meio Ambiente, no Brasil entre os anos de 2008 à 2018. Este tema foi escolhido devido à crescente preocupação e busca da sociedade por um ambiente equilibrado e sustentável. O questionamento do trabalho é: qual o conceito dos professores de ensino fundamental sobre meio ambiente; se os conceitos dos professores condizem com a Política Nacional de Meio Ambiente e a Agenda 21, visando como respostas à relação entre o ser humano, a natureza. Tendo em vista o aumento da degradação ambiental,  da forma com que os indivíduos se relacionam com o meio ambiente, de forma individual e coletiva, e do aumento dos problemas socioambientais.  Objetivo é avaliar os conceitos de meio ambiente dos educadores. Material e método utilização de revisão bibliográfica para coleta de dados, em artigos científicos, os quais apresentaram os mesmos questionamentos em suas pesquisas, através de entrevistas sobre o tema, em regiões do Brasil. Resultados todos os autores apresentaram uma média  entre os conceitos de meio ambiente, e os mais significativos foram: relacional, exprime a relação direta do homem e os recursos naturais (meio ambiente) ficou com 39%;2008 e 24% 2018, generalista, que traz o conceito: lugar para viver, teve o maior percentual entre todos os trabalhos,26% 2008 e 46% 2018 e entre os anos de 2013  e 2015 o resultado foi 0%, pelo fato dos autores não apresentaram o questionamento sobre o conceito. Conclusões portanto, estes resultados mostram que os educadores estão distantes das premissas da Política Nacional de Educação Ambiental e da Agenda 21.

Publicado

2021-08-27

Como Citar

Siqueira , T. F. (2021). REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CONCEITOS DE MEIO AMBIENTE SOBRE A PERSPECTIVA DOS EDUCADORES. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 88. https://doi.org/10.51189/rema/1772

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental