REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CONCEITOS DE MEIO AMBIENTE SOBRE A PERSPECTIVA DOS EDUCADORES
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1772Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONCEITO DOS EDUCADORES, MEIO AMBIENTEResumo
Introdução O trabalho traz a temática da Educação e Meio Ambiente, no Brasil entre os anos de 2008 à 2018. Este tema foi escolhido devido à crescente preocupação e busca da sociedade por um ambiente equilibrado e sustentável. O questionamento do trabalho é: qual o conceito dos professores de ensino fundamental sobre meio ambiente; se os conceitos dos professores condizem com a Política Nacional de Meio Ambiente e a Agenda 21, visando como respostas à relação entre o ser humano, a natureza. Tendo em vista o aumento da degradação ambiental, da forma com que os indivíduos se relacionam com o meio ambiente, de forma individual e coletiva, e do aumento dos problemas socioambientais. Objetivo é avaliar os conceitos de meio ambiente dos educadores. Material e método utilização de revisão bibliográfica para coleta de dados, em artigos científicos, os quais apresentaram os mesmos questionamentos em suas pesquisas, através de entrevistas sobre o tema, em regiões do Brasil. Resultados todos os autores apresentaram uma média entre os conceitos de meio ambiente, e os mais significativos foram: relacional, exprime a relação direta do homem e os recursos naturais (meio ambiente) ficou com 39%;2008 e 24% 2018, generalista, que traz o conceito: lugar para viver, teve o maior percentual entre todos os trabalhos,26% 2008 e 46% 2018 e entre os anos de 2013 e 2015 o resultado foi 0%, pelo fato dos autores não apresentaram o questionamento sobre o conceito. Conclusões portanto, estes resultados mostram que os educadores estão distantes das premissas da Política Nacional de Educação Ambiental e da Agenda 21.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.