EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FERRAMENTA PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS DE CÃES DOMÉSTICOS SOBRE O LEOPARDUS TIGRINUS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1770Palavras-chave:
GATO-DO-MATO, CÃES DOMÉSTICOS, CONSERVAÇÃOResumo
Introdução: Conhecido como Gato-do-mato-pequeno (GDM), o Leopardus tigrinus é uma espécie de felídeo selvagem neotropical, no Brasil pode ser encontrado nos biomas cerrado e caatinga. De acordo com os órgãos reguladores IUCN e IBAMA, é o único carnívoro ameaçado no Brasil e em estado de vulnerabilidade à nível internacional. Devido a presença do cão doméstico em áreas florestais, tendo por consequência competição por presas, redução do habitat e transmissão de doenças, estes acabam se concentrando em áreas de conservação ambiental. Mesmo assim, esses locais, são impactados pela presença de cães abandonados que vivem nas proximidades. Objetivos: Este trabalho visa analisar dados levantados sobre os impactos dos canídeos domésticos sobre o Leopardus tigrinus presentes em unidades de conservação (UC’s). E, a partir destes, demonstrar como a educação ambiental foi feita, e como pode ajudar no enfrentamento desse quadro. Material e métodos: Os estudos observam áreas de preservação de fauna onde se tinha problemas de redução populacional em animais silvestres (incluindo o gato-do-mato-pequeno). A partir disso, e do entendimento de como ocorreu o processo de entrada dos cães nas UC’s, foi realizado um trabalho de educação ambiental com a população moradora das proximidades, orientando quanto ao manejo sanitário e nutricional dos cães. Visando, dentre outros pontos, demonstrar medidas de controle como campanhas de castração e vacinação dos cães, sendo algumas realizadas pela própria população, buscando formas de conservação e diminuição dos canídeos domésticos nos habitats do gato-do-mato. Conforme as fontes utilizadas, a redução dos cães domésticos no ambiente do Leopardus tigrinus gera benefícios a esses felinos em diversas esferas. Resultados: É observado uma redução de doenças como cinomose, parvovirose e raiva; um aumento na área disponível para o GDM; e a diminuição da competição por presas, do próprio Leopardus tigrinus e do habitat disponível. Conclusão: Com base nas informações discorridas anteriormente, conclui-se que os cães domésticos são obstáculos para a conservação do gato-do-mato por diversas maneiras. Portanto, por se tratar de uma espécie invasora doméstica, a educação ambiental é o principal meio para a diminuição dos cães em áreas de conservação e, consequentemente, melhor preservação dos Leopardus tigrinus nessas UC’s.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.