ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO ESCOLAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OFICINA SOBRE RECICLAGEM NA ESCOLA MARIANO BORGES LEAL MUNICÍPIO DE ITAINÓPOLIS-PI- TURMA DO 4º ANO – AGOSTO DE 2016
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1768Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, RECICLAGEM, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELResumo
Introdução: A Educação Ambiental (E.A) está proposta nas dimensões curriculares educacionais nacional como tema transversal para construção do conhecimento contribuindo na formação de cidadãos plenos de responsabilidades na sociedade. Relato de Experiência: Neste trabalho realizou-se um relato de experiência sobre atividade de intervenção na escola Mariano Borges Leal, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental - I, a referida escola localiza-se no Povoado Riachão - Zona Rural do município de Itainópolis – Piauí – Brasil, onde trabalhou-se temas pertinentes como: reciclagem e conservação, para desenvolver ações de Educação Ambiental como atividades extracurricular. Materiais e Métodos: Baseando-se em pesquisas bibliográficas e exemplos práticos de como realizar atividades dessa natureza e incluí-la na transversalidade das dimensões da Educação Ambiental. Resultados: Analisando de que forma atividades como essa ajuda no processo formativo e contribui para tornar cidadãos mais consciente em relação ao Meio Ambiente. Atividades como essas se mostram de suma importância para formação educacional com objetivo de desenvolver a sensibilidade, desde já, nos estudantes e cidadãos onde se espera que os mesmo consiga consciência e que possa contribuir para mudar a situação atual de risco ao Meio Ambiente e atuar de forma mais efetiva e objetiva no futuro, colaborando com um Meio Ambiente mais equilibrado e um desenvolvimento sustentável do planeta. Certamente por ser uma atividade atípica de outras no dia-a-dia escolar, notamos alunos mais atentos, interessados, participativos espontaneamente e com bom desenvolvimento em suas participações, sejam questionando ou mesmo no desenvolvimento de ações como dinâmicas e construindo materiais para sensibilização do senso de preservação do Meio Ambiente. Conclusão: A participação efetiva de crianças com idade média de 8 (oito) anos, certamente ajuda na conscientização crítica desses cidadãos no presente e no futuro, sendo necessário atividades constantes dessa natureza no meio escolar desde o processo de alfabetização e continuamente durante todo o ensino básico.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.