A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO DIGITAL – FORMANDO MULTIPLICADORES EM SANEAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1767Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESPAÇO DIGITAL, SANEAMENTOResumo
Introdução: A sociedade moderna vive um grande desafio: restaurar os ecossistemas degradados para garantir um ambiente ideal para a geração presente e futura. Os rios fornecem alimento, água e energia a bilhões de pessoas. Mesmo com toda a sua importância a ação antrópica afeta os mananciais com o descarte de substâncias químicas, esgoto, plásticos e outros resíduos. Proteger os ecossistemas de água doce significa melhorar a qualidade da água para o consumo e garantir vida saudável para todos. Neste contexto entra o desafio da Educação Ambiental (EA) digital do Núcleo de Meio Ambiente da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). Objetivos: Alcançar os formadores de opinião e lideranças comunitárias para continuar a rede de multiplicadores ambientais e trabalhar a questão da poluição dos rios e o combate ao desperdício de água. Material e Métodos: Os técnicos de EA utilizaram as plataformas virtuais para ministrar palestras e cursos de capacitação em saneamento, com apoio de slides, vídeos e fotos digitais. Com a crise global causada pelo Sars Cov-19, exigiu dos técnicos da Caer, uma remodelação para construir no público-alvo uma percepção de saneamento como um bem coletivo e indispensável à manutenção da qualidade de vida humana e ambiental. Nesse contexto, o saneamento se configura como tema gerador nos processos educativos virtuais, de forma interativa e integrativa, envolvendo problemáticas indissociáveis nos âmbitos da saúde, do meio ambiente, das questões políticas e sociais. Resultados: Os alunos universitários e os monitores que atuam nos abrigos de migrantes e refugiados em Roraima, participaram ativamente das palestras e capacitações on-line. Houve a sensibilização sobre os direitos e as responsabilidades de cada um para manter um bom serviço de distribuição de água, do uso correto da rede de esgoto e da conservação dos rios. Assim, as instituições de ensino públicas, que também passam por mudanças no aprendizado, complementam o processo de desenvolvimento intelectual. Conclusão: O ambiente digital oferece várias possibilidades, através da troca de informações e experiências sustentáveis. E nesta perspectiva, a busca pela participação social pode ter como grande aliada a Educação Ambiental em saneamento para despertar nos cidadãos a responsabilidade pelo meio onde vivem.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.