A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO DIGITAL – FORMANDO MULTIPLICADORES EM SANEAMENTO

Autores

  • Airlene de Medeiros Carvalho
  • Noami Gibrana Queiroz Lemos

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1767

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESPAÇO DIGITAL, SANEAMENTO

Resumo

Introdução: A sociedade moderna vive um grande desafio: restaurar os ecossistemas degradados para garantir um ambiente ideal para a geração presente e futura. Os rios fornecem alimento, água e energia a bilhões de pessoas. Mesmo com toda a sua importância a ação antrópica afeta os mananciais com o descarte de substâncias químicas, esgoto, plásticos e outros resíduos. Proteger os ecossistemas de água doce significa melhorar a qualidade da água para o consumo e garantir vida saudável para todos. Neste contexto entra o desafio da Educação Ambiental (EA) digital do Núcleo de Meio Ambiente da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). Objetivos: Alcançar os formadores de opinião e lideranças comunitárias para continuar a rede de multiplicadores ambientais e trabalhar a questão da poluição dos rios e o combate ao desperdício de água. Material e Métodos: Os técnicos de EA utilizaram as plataformas virtuais para ministrar palestras e cursos de capacitação em saneamento, com apoio de slides, vídeos e fotos digitais. Com a crise global causada pelo Sars Cov-19, exigiu dos técnicos da Caer, uma remodelação para construir no público-alvo uma percepção de saneamento como um bem coletivo e indispensável à manutenção da qualidade de vida humana e ambiental. Nesse contexto, o saneamento se configura como tema gerador nos processos educativos virtuais, de forma interativa e integrativa, envolvendo problemáticas indissociáveis nos âmbitos da saúde, do meio ambiente, das questões políticas e sociais. Resultados: Os alunos universitários e os monitores que atuam nos abrigos de migrantes e refugiados em Roraima, participaram ativamente das palestras e capacitações on-line. Houve a sensibilização sobre os direitos e as responsabilidades de cada um para manter um bom serviço de distribuição de água, do uso correto da rede de esgoto e da conservação dos rios. Assim, as instituições de ensino públicas, que também passam por mudanças no aprendizado, complementam o processo de desenvolvimento intelectual. Conclusão: O ambiente digital oferece várias possibilidades, através da troca de informações e experiências sustentáveis. E nesta perspectiva, a busca pela participação social pode ter como grande aliada a Educação Ambiental em saneamento para despertar nos cidadãos a responsabilidade pelo meio onde vivem.

Publicado

2021-08-27

Como Citar

Carvalho, A. de M. ., & Lemos, N. G. Q. (2021). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO DIGITAL – FORMANDO MULTIPLICADORES EM SANEAMENTO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 84. https://doi.org/10.51189/rema/1767

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental