ETNOZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSERVAÇÃO DE QUELÔNIOS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1765Palavras-chave:
COMUNIDADES TRADICIONAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E QUELÔNIOS, ETNOZOOLOGIAResumo
Introdução. Devido à alta predação, contaminação e degradação dos seus habitats os quelônios são afetados negativamente pelas ações antrópicas. Logo, estudos com educação ambiental tem se tornado uma importante ferramenta no processo de conservação, pois influenciam significativamente nas relações entre as culturas humanas e os animais. Objetivo. Perante o exposto, o trabalho objetiva analisar estudos voltados à ligação que existe entre essas comunidades e os quelônios, avaliando suas execuções e o uso da educação ambiental nesse contexto. Material e métodos. Foi realizada uma análise bibliográfica de publicações brasileiras, existentes na base de dados do Google acadêmico, utilizando as seguintes palavras chaves como ferramenta de busca: comunidades tradicionais, educação ambiental e quelônios, etnozoologia. De cada estudo foram retiradas as seguintes informações: tipo de publicação, estados, público alvo, local de realização, métodos e ações de educação ambiental. Os dados coletados foram tabulados e quantificados e a partir deles elaborados gráficos utilizando o software Excel. Resultados. Foram analisados 14 trabalhos científicos verificando a ocorrência das informações coletadas. A respeito do tipo de publicação, foi observado que a maior parte do material está no formato de Artigo científico (11) e, no que diz respeito aos estados foi constatado uma igualdade nos índices de ocorrência entre Acre (27%), Amazonas (27%) e Pará (27%). Quanto ao público alvo, foi observado diferença significativa que revela os alunos (46%) como foco desses estudos. Referente aos locais de realização, pode-se observar que o índice percentual das escolas (56%) é mais proeminente. Quanto aos métodos, foi constatado o uso de questionários (56%) como principal ferramenta. Já os resultados adquiridos a respeito das ações de educação ambiental, mostram que dos 14 estudos, 12 realizaram atos de conscientização, enquanto dois não propuseram tais práticas. Conclusão. Com base nos estudos analisados, é perceptível a relevância das comunidades tradicionais no processo de sensibilização. Diante disso, pode-se observar o papel que esses estudos desempenham, apresentando práticas que em sua maioria promovem a conservação ambiental. Portanto, pesquisas nessa temática devem ser realizadas de forma cada vez mais inovadora e com maior frequência, até que seja alcançado o progresso sustentável que garanta a conservação dos quelônios brasileiros.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.