REVISÃO ANALÍTICA DE PROTOCOLOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E PRESERVAÇÃO DE NASCENTES APLICÁVEIS EM TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Michele Aparecida Pereira da Silva
  • Leony Aparecido Silva Ferreira
  • Wallison Henrique Oliveira Silva
  • Lais Pinheiro Evangelista

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1764

Palavras-chave:

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE, DIAGNÓSTICO, MANANCIAL

Resumo

Introdução: As nascentes de água são consideradas os verdadeiros tesouros da propriedade rural e por isso a partir do momento em que o proprietário rural tem o sentimento de pertencimento através das ações ambientais, as intervenções e trajetória de sucesso da restauração passa a ser uma realidade. Uma realidade em que a educação ambiental entra em ação para que esse envolvimento estimule ainda mais a consciência da importância dos recursos naturais. E por isso, uma preocupação frequente quanto à preservação e qualidade de águas das nascentes desperta o interesse pela busca de ferramentas que auxiliem esse diagnóstico sem subjetividade e com assertividade. Objetivos: Assim, o objetivo deste trabalho é fazer uma revisão analítica de protocolos que têm sido utilizados na avaliação de nascentes e que podem contribuir para estudos de educação ambiental envolvendo a comunidade e até mesmo o proprietário rural afim de fazer com que o sentimento de pertencimento o estimule ainda mais nas ações de conservação dos recursos naturais.  Material e métodos: As metodologias empregadas nos protocolos envolvem pontuações para cada parâmetro avaliado que somados atribuem uma nota final classificando a qualidade da água da nascente ou ainda seu grau de preservação. Resultados: Os resultados obtidos na avaliação destes diagnósticos permitem direcionar as ações de recuperação ou conservação para estas nascentes, ou ainda contribuir no monitoramento das mesmas durante a trajetória das intervenções. Conclusão: Conclui-se que são protocolos aplicáveis com sucessos nos estudos de educação ambiental e que possuem intrinsicamente os mesmos objetivos, onde alguns atrelam apenas a percepção na avaliação das nascentes, outros agregam à percepção dados de indicadores físicos, químicos e biológicos, ou ainda, uma caracterização da paisagem que circunda a nascente alvo de estudo.

Publicado

2021-08-27

Como Citar

Silva, M. A. P. da ., Ferreira, L. A. S. ., Silva, W. H. O. ., & Evangelista, L. P. (2021). REVISÃO ANALÍTICA DE PROTOCOLOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E PRESERVAÇÃO DE NASCENTES APLICÁVEIS EM TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 81. https://doi.org/10.51189/rema/1764

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental