EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEODIVERSIDADE NO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA, BELÉM – PA

Autores

  • Paula Andréa Pantoja Pessoa
  • Walmira Ferreira Lopes
  • Milena Marília Nogueira De Andrade

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1763

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GEODIVERSIDADE, GEOCONSERVAÇÃO, GEOEDUCAÇÃO

Resumo

Introdução: A geodiversidade compõem todos os elementos do meio físico e é essencial para o conhecimento básico de determinado território. Portanto, a efetiva pesquisa se propôs a discorrer sobre o Parque Estadual do Utinga (PEUt), uma Unidade de Conservação de Proteção Integral de 1.393 hectares, inserido na Área de Proteção Ambiental Metropolitana de Belém (PA) que possui uma rica diversidade faunística e florística. Além disso, essa área delimitada é considerada importante por seus recursos abióticos, como solos e corpos hídricos, e sua criação partiu do pressuposto de conservar seus atrativos naturais que possibilitam a relação de atividades de lazer com a sensibilização ambiental da população. Objetivos: Em decorrência disso, o estudo objetivou tratar a respeito do desenvolvimento de geoeducação como estratégia dentro do PEUt - um ramo da educação ambiental a ser aplicado na geoconservação - promovendo a popularização de conhecimentos da geodiversidade no Parque à população, tornando acessível as informações e despertando o interesse sobre a geodiversidade, sua valorização e a preservação local. Material e Métodos: A metodologia aplicada necessitou analisar a percepção ambiental dos participantes em relação ao PEUt e, posteriormente, elaborar estratégias para conscientizar sobre a importância do geopatrimônio. Dessa forma, foi utilizado materiais educativos desenvolvidos por meio da plataforma Google Forms, visando apresentar os conceitos da geodiversidade e geoeducação. Resultados: De acordo com essa pesquisa, foi possível alcançar de forma on-line 130 pessoas que interagiram com o conteúdo de percepção. Já em relação às estratégias adotadas para difundir conceitos sobre a geodiversidade do PEUt foi realizado um questionário on-line que obteve 76 respostas. Após finalizado o teste, o participante pôde ter acesso às soluções e aos feedbacks sobre os seus resultados, com o intuito de auxiliá-lo a adquirir um maior entendimento sobre essa temática. Conclusão: Destarte, o presente trabalho adequa-se como contribuição para estudos sobre a relevância do conhecimento e da proteção do Patrimônio Natural, em especial ao Parque Estadual do Utinga, haja vista que o mesmo possui grande valor e pode ser usado para diversos fins como culturais e geoturísticos.

Publicado

2021-08-27

Como Citar

Pessoa, P. A. P. ., Lopes, W. F. ., & Andrade, M. M. N. D. (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEODIVERSIDADE NO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA, BELÉM – PA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 80. https://doi.org/10.51189/rema/1763

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental