EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEODIVERSIDADE NO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA, BELÉM – PA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1763Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GEODIVERSIDADE, GEOCONSERVAÇÃO, GEOEDUCAÇÃOResumo
Introdução: A geodiversidade compõem todos os elementos do meio físico e é essencial para o conhecimento básico de determinado território. Portanto, a efetiva pesquisa se propôs a discorrer sobre o Parque Estadual do Utinga (PEUt), uma Unidade de Conservação de Proteção Integral de 1.393 hectares, inserido na Área de Proteção Ambiental Metropolitana de Belém (PA) que possui uma rica diversidade faunística e florística. Além disso, essa área delimitada é considerada importante por seus recursos abióticos, como solos e corpos hídricos, e sua criação partiu do pressuposto de conservar seus atrativos naturais que possibilitam a relação de atividades de lazer com a sensibilização ambiental da população. Objetivos: Em decorrência disso, o estudo objetivou tratar a respeito do desenvolvimento de geoeducação como estratégia dentro do PEUt - um ramo da educação ambiental a ser aplicado na geoconservação - promovendo a popularização de conhecimentos da geodiversidade no Parque à população, tornando acessível as informações e despertando o interesse sobre a geodiversidade, sua valorização e a preservação local. Material e Métodos: A metodologia aplicada necessitou analisar a percepção ambiental dos participantes em relação ao PEUt e, posteriormente, elaborar estratégias para conscientizar sobre a importância do geopatrimônio. Dessa forma, foi utilizado materiais educativos desenvolvidos por meio da plataforma Google Forms, visando apresentar os conceitos da geodiversidade e geoeducação. Resultados: De acordo com essa pesquisa, foi possível alcançar de forma on-line 130 pessoas que interagiram com o conteúdo de percepção. Já em relação às estratégias adotadas para difundir conceitos sobre a geodiversidade do PEUt foi realizado um questionário on-line que obteve 76 respostas. Após finalizado o teste, o participante pôde ter acesso às soluções e aos feedbacks sobre os seus resultados, com o intuito de auxiliá-lo a adquirir um maior entendimento sobre essa temática. Conclusão: Destarte, o presente trabalho adequa-se como contribuição para estudos sobre a relevância do conhecimento e da proteção do Patrimônio Natural, em especial ao Parque Estadual do Utinga, haja vista que o mesmo possui grande valor e pode ser usado para diversos fins como culturais e geoturísticos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.