A EDUCAÇÃO E SEU PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O LIXO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1761Palavras-chave:
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LIXO, MEIO AMBIENTEResumo
Introdução: A educação e o seu poder de transformação social nos espaços onde está presente são notórios na sociedade. A Educação Ambiental possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de despertar mudanças de atitudes, a partir do seu aspecto participativo, pois atua na sensibilização e na conscientização do cidadão, estimulando-o a participar dos processos coletivos. Objetivos: Objetivou-se compreender como a Educação Ambiental contribui nos processos de construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente no que se refere ao lixo. Material e métodos: Realizou-se pesquisa bibliográfica e utilizou-se fontes documentais de informação, como artigos científicos, teses, dissertações, livros, legislações e sites. Para selecionar materiais utilizou-se as palavras-chave Educação Ambiental, Meio Ambiente, Educação, Lixo. Resultados: Sabe-se que os conteúdos sobre Meio Ambiente devem perpassar todas as áreas do conhecimento, buscar a transformação dos conceitos, a explicitação de valores, de modo que crie uma visão global e abrangente da questão ambiental, visualizando os aspectos físicos e histórico-sociais, assim como as articulações entre a escala local e planetária desses problemas, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade, de modo que obtenha cidadãos mais participantes. O lixo é um elemento inerente à humanidade, principalmente ao modo de vida do homem urbano. A realidade nos grandes centros urbanos permitiu o seu crescimento em quantidade e diversidade, a ponto de exigir uma tomada de consciência urgente por parte da sociedade, do poder público e do setor privado, no sentido de reduzi-lo, modificá-lo e tratá-lo. Sabe-se que a sociedade que gera todo esse lixo acaba por ignorá-lo após o descarte, sem dar conta de tratá-lo, causando a poluição do ambiente. Conclusão: Dada a relevância do tema em estudo, é oportuno citar que contribui para o fortalecimento da consciência cidadã e ambientalmente correta, configurando reflexão e construção de valores perante diversas questões socioambientais enfrentadas atualmente. A Educação Ambiental, com foco no Lixo, é um problema sempre atual e que requer muita atenção de toda a sociedade devido os impactos que o mesmo causa ao meio ambiente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.