APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS FRENTE AO ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Ana Leticia Marinho Figueirêdo
  • Ana Caroline Calixto Campina
  • Júlia Carolina Costa Pereira
  • Júlia Lemos Brito
  • Matheus Da Silva Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1760

Palavras-chave:

AMBIENTE, COVID-19, ENSINO REMOTO, PRÁTICAS EDUCATIVAS

Resumo

Introdução A Educação Ambiental (EA) apresenta-se como importante instrumento na construção de uma sociedade que intervenha positivamente na redução dos atuais padrões de danos gerados à natureza. O ensino ambiental deve ser contínuo, desenvolvendo-se de diferentes modos, com grupos variados e em espaços formais ou não. Tal multiplicidade permite desenvoltura em contextos diversos, inclusive na atual pandemia por Covid-19 que impôs isolamento social à população; Objetivos Dessa forma, buscou-se entender mais sobre as estratégias aplicadas ao ensino de educação ambiental frente ao atual momento atípico, através da busca em revisões e relatos que documentam seus desafios e limitações; Material e métodos Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa em diversas bases de dados, considerando trabalhos que abordavam o respectivo tema; Resultados Devido a mudança do ensino presencial para o ensino remoto, atividades anteriormente realizadas no espaço físico, passaram a ser substituídas por encontros em plataformas de videoconferência e materiais divulgados em redes sociais. As redes sociais são recursos que se destacam na disseminação de conteúdos sobre EA. Visto que, são tecnologias amplamente utilizadas e que possuem relevante contribuição na disseminação de conhecimento e esclarecimento de dúvidas. Em uma instituição de Ensino Superior, alunos criaram um perfil no aplicativo Instagram e divulgaram tópicos relacionados a um tema contemporâneo sobre questões ambientais. Outro trabalho feito em uma escola de ensino fundamental desenvolveu uma sequência de atividades, através do Whatsapp, estimulando conversas em grupo e individuais a respeito da temática. Apesar do grande empenho de alunos, familiares e profissionais para a utilização das ferramentas disponíveis, a aplicação dessas metodologias ainda enfrenta dificuldades como: falta de recursos para equipamentos eletrônicos e/ou acesso à internet, pouca disponibilidade dos pais ou responsáveis, somadas a baixa preparação técnica dos educadores para tal situação; Conclusão Percebe-se que os profissionais estão apropriando-se de novas tecnológicas digitais no fazer pedagógico. Contudo, é fundamental um constante compartilhamento de saberes para devida implementação dos novos métodos. Além disso, deve-se sempre fazer um levantamento do acesso às tecnologias antes da aplicação de atividades, a fim de garantir que não haja exclusão e restrição do ensino.

Publicado

2021-08-27

Como Citar

Figueirêdo , A. L. M., Campina, A. C. C. ., Pereira, J. C. C., Brito, J. L. ., & Ferreira, M. D. S. (2021). APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS FRENTE AO ISOLAMENTO SOCIAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 77. https://doi.org/10.51189/rema/1760

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental