PAULO AFONSO LIXO ZERO: UMA ABORDAGEM DE DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1757Palavras-chave:
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTAGRAM, RESÍDUOS SÓLIDOS, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: Uma gestão Lixo Zero é aquela que almeja a mínima geração de rejeitos justificada na devida separação dos resíduos recicláveis e orgânicos. Pode-se também dizer que Lixo Zero é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo, e consequentemente, todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam ambientalmente conscientes da destinação dos resíduos que produz. O desenvolvimento acelerado do município de Paulo Afonso/BA nas últimas décadas trouxe consigo toda problemática na geração e destinação dos resíduos sólidos doméstico, comercial e industrial. Nesse contexto, o projeto Paulo Afonso Lixo Zero, vinculado ao Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB, foi iniciado por meio de parcerias e agentes voluntários. Objetivos: Estabelecer a melhoria contínua na destinação adequada dos resíduos sólidos através da Educação Ambiental; Implantar os conceitos estabelecidos pelo ILZB, incluindo missão, visão e valores. Materiais e Métodos: O projeto Paulo Afonso Lixo Zero visou atingir os objetivos enviesado numa abordagem qualitativa lidando diretamente com a população. Foi criada uma página pela plataforma Instagram na qual foram feitas postagens informativas sobre resíduos sólidos, educação ambiental, sustentabilidade, dicas de reciclagem de diversos materiais. Também foram realizados mutirões de limpeza, arrecadamento de materiais para oficinas, vídeos interativos, assim como divulgação de ecopontos pela cidade, palestras e reuniões sobre tópicos ambientais. Resultados: Os resultados parciais apontam um perceptível interesse da população demonstrado pela participação significativa e ativa nas ações do projeto, tanto por meio da interação na mídia social como na adesão às palestras e ao descarte nos ecopontos espalhados pelo município. De acordo com as informações passadas pela embaixadora do Paulo Afonso Lixo Zero, os seguidores do perfil conseguem sanar dúvidas e interagir de forma positiva em todas as ações movidas pelo projeto. Conclusão: É imperioso apontar que a educação ambiental é o cerne no qual o crescimento do projeto se dá. O desenvolvimento da metodologia mostrou que o desconhecimento das questões ambientais pela população emergente é sanado pela disseminação de informações, participação cidadã, bem como pela determinação dos envolvidos no projeto para a conscientização do maior número de indivíduos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.