A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1752Palavras-chave:
CONCIÊNCIA AMBIENTAL, EDUCAÇÃO RURAL, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: No contexto rural a discussão dos problemas ambientais e o desenvolvimento de propostas de Educação Ambiental que visam atender a necessidade de enfrentar e minimizar esses problemas, mostram-se cada vez mais relevantes, uma vez que os problemas provenientes da crise ambiental global refletem no espaço rural. Objetivo: Este estudo teve como objetivo realizar uma breve reflexão, acerca da Educação Ambiental, buscando obter um melhor entendimento sobre a importância de seu desenvolvimento em escolas do meio rural. Material e métodos: Foi realizada uma revisão de literatura de caráter exploratório, onde foram consultadas publicações compreendidas entre o período de 1996 a 2020. Foram selecionadas 32 publicações obtidas através de sites governamentais e bases científicas eletrônicas que incluíam legislações, livros, periódicos e artigos científicos que contemplaram estudos sobre educação ambiental, escolas rurais e suas interlocuções. Resultados: Os impactos ambientais que afetam o espaço rural possuem fortes influências na vida do homem do campo. Os principais tipos de impactos frequentemente relatados foram a degradação do solo e o assoreamento e contaminação de cursos d’água ocasionados em sua maioria por atividades agropecuárias sob manejo inadequado, do ponto de vista conservacionista, sendo dessa forma ambientalmente insustentáveis. Consciente desses impactos, a atual escola rural passou a considerar a necessidade de promover atividades curriculares e pedagógicas direcionadas a promoção de um desenvolvimento sustentável no campo, mediante a inserção da Educação Ambiental, tendo em vista que a população do meio rural ao ser incluída e instruída formalmente sobre as questões ambientais, pode promover atitudes concretas de respeito ao planeta, avançar no entendimento ecológico e na relação homem/natureza. Conclusão: O crescimento e difusão da Educação Ambiental em escolas rurais é extremamente importante, pois pode contribuir para que os indivíduos possam se ver como agentes transformadores da realidade em que vivem, a fim de construírem uma sociedade mais justa que vise a sustentabilidade e consequentemente uma melhor qualidade de vida, através de um processo de aprendizado e valorização dos recursos naturais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.