A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUSEU DAS CULTURAS DOM BOSCO: POSSIBILIDADES E DIÁLOGOS COM OS PCN’s

Autores

  • Karina da Silva Almeida
  • Suzete Rosana De Castro Wiziack

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1751

Palavras-chave:

AÇÕES EDUCATIVAS, AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS, ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE

Resumo

Introdução: Desde a década de 1970, as preocupações e ações em prol da preservação do meio ambiente ganharam notoriedade no mundo. No Brasil, no âmbito educacional, na década de 1990, o tema ganha destaque com os Parâmetros Curriculares Nacionais -PCN, um documento importante que norteava e orientava as ações educativas escolares. Por meio de um volume específico voltado para a temática do meio ambiente, o governo brasileiro reiterava a importância da sensibilização do ser humano para com o meio ambiente, considerado um tema transversal. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi elencar e sugerir algumas possibilidades interdisciplinares e transversais de temáticas e conteúdos a serem explorados por professores da educação básica em um espaço não formal de educação, um museu, considerando os PCN’s. Metodologia: O procedimento metodológico utilizado para a elaboração deste relato de caso, foi uma pesquisa bibliográfica com abordagem exploratória do volume 9 dos PCN’s- Meio ambiente, com ênfase em sua contextualização e utilização, a partir de uma visita guiada ao Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB). Resultados: O MCDB, é um museu de ciências e história natural, situado no município de Campo Grande/MS. Um espaço não formal de educação que possui um riquíssimo acervo, com exposições voltadas para temáticas de arqueologia, etnologia, malacologia, mineralogia e zoologia. Com base nos PCN’s, os professores, ao conduzirem seus grupos escolares ao MCDB, podem explorar e discutir com seus alunos, temáticas e questões socioambientais voltadas para a importância da biodiversidade, importância da conservação dos biomas brasileiros, levantar reflexões sobre os impactos das queimadas, desmatamento, extinção, caça ilegal, tráfico de animais silvestres, e do uso de agrotóxicos. Além disso, podem refletir a importância e a história dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, diversidade cultural, e discussões voltadas para valorização e respeito a diversidade étnico-racial. Conclusão: Considera-se que o MCDB é propício para o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção da EA. Por esta razão, as articulações interdisciplinares e transversais propostas no PCN para o currículo formal, com as exposições presentes no museu, são uma ótima oportunidade para os professores da educação básica sensibilizarem seus alunos com questões socioambientais.

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Almeida, K. da S., & Wiziack, S. R. D. C. (2021). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUSEU DAS CULTURAS DOM BOSCO: POSSIBILIDADES E DIÁLOGOS COM OS PCN’s. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 69. https://doi.org/10.51189/rema/1751

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental