STAND UPET: UMA FERRAMENTA PARA VALORIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE A PARTIR DO USO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS PARA ATIVIDADES DE ESPORTE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1750Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OCEANOGRAFIA, PLÁSTICO, RESSIGNIFICAÇÃO DE RESÍDUOSResumo
Introdução: O Projeto de extensão Stand UPET tem como forma uma abordagem lúdica da problemática dos resíduos sólidos na natureza, em especial nos ambientes marinhos. Objetivo: promover ações com crianças e jovens através de atividades lúdicas, práticas e dinâmicas esportivas contextualizando o afastamento entre o ser humano e a natureza a partir da situação atual da poluição por plástico nos oceanos, visando despertar a ação e o pensamento crítico quanto ao uso, descarte e possibilidades deste e de outros resíduos. Material e Métodos: Ao longo do ano de 2019, o projeto trabalhou em parceria com a Escola Municipal Estácio de Sá localizada no bairro da Urca na cidade do Rio de Janeiro com turmas do quarto e sétimo ano, no primeiro e segundo semestre, respectivamente, e teve a supervisão e participação dos professores a fim de alinhar as atividades com os respectivos planos de aulas. Foram 2 turmas por série e o planejamento consistiu em 5 dias de ações, cada uma com uma abordagem e tema diferente: Oceanografia/Cultura Oceânica; Agroecologia; Limpeza de Praia e Gestão de Resíduos; Biodiversidade da Baía de Guanabara; Ressignificação de Resíduos Sólidos. Resultados: Foram feitas 8 hortas em caixotes de madeira, 1 cesto de garrafas de plástico reutilizadas, e 1726 resíduos coletados da praia e destinados corretamente. Os dados e experiências foram utilizados em provas de matemática e português e em uma atividade final de apresentação. Conclusão: Com a última atividade chamada Roda dos Saberes as crianças puderam apresentar para o restante da escola, usando nossos materiais de divulgação, os conhecimentos absorvido das atividade conosco, tendo desempenho surpreendente, quebrando barreiras de idades com alunos mais velhos, levando o aprendizado e lições para casa e se interessante pelas práticas e ações que mantivemo
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.