STAND UPET: UMA FERRAMENTA PARA VALORIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE A PARTIR DO USO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS PARA ATIVIDADES DE ESPORTE

Autores

  • Victor Hugo Fiuza de Albuquerque El-Hage
  • Gustavo Abrahim
  • Breno Fontel
  • Maria Eduarda Visentin
  • Matheus Paiva
  • Marcos Bastos Pereira

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1750

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OCEANOGRAFIA, PLÁSTICO, RESSIGNIFICAÇÃO DE RESÍDUOS

Resumo

Introdução: O Projeto de extensão Stand UPET tem como forma uma abordagem lúdica da problemática dos resíduos sólidos na natureza, em especial nos ambientes marinhos. Objetivo: promover ações com crianças e jovens através de atividades lúdicas, práticas e dinâmicas esportivas contextualizando o afastamento entre o ser humano e a natureza a partir da situação atual da poluição por plástico nos oceanos, visando despertar a ação e o pensamento crítico quanto ao uso, descarte e possibilidades deste e de outros resíduos. Material e Métodos: Ao longo do ano de 2019, o projeto trabalhou em parceria com a Escola Municipal Estácio de Sá localizada no bairro da Urca na cidade do Rio de Janeiro com turmas do quarto e sétimo ano, no primeiro e segundo semestre, respectivamente, e teve a supervisão e participação dos professores a fim de alinhar as atividades com os respectivos planos de aulas. Foram 2 turmas por série e o planejamento consistiu em 5 dias de ações, cada uma com uma abordagem e tema diferente: Oceanografia/Cultura Oceânica; Agroecologia; Limpeza de Praia e Gestão de Resíduos; Biodiversidade da Baía de Guanabara; Ressignificação de Resíduos Sólidos. Resultados: Foram feitas 8 hortas em caixotes de madeira, 1 cesto de garrafas de plástico reutilizadas, e 1726 resíduos coletados da praia e destinados corretamente. Os dados e experiências foram utilizados em provas de matemática e português e em uma atividade final de apresentação. Conclusão: Com a última atividade chamada Roda dos Saberes as crianças puderam apresentar para o restante da escola, usando nossos materiais de divulgação, os conhecimentos absorvido das atividade conosco, tendo desempenho surpreendente, quebrando barreiras de idades com alunos mais velhos, levando o aprendizado e lições para casa e se interessante pelas práticas e ações que mantivemo

Publicado

2021-08-26

Como Citar

El-Hage, V. H. F. de A., Abrahim, G. ., Fontel, B., Visentin, M. E., Paiva, M. ., & Pereira, M. B. . (2021). STAND UPET: UMA FERRAMENTA PARA VALORIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE A PARTIR DO USO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS PARA ATIVIDADES DE ESPORTE. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 68. https://doi.org/10.51189/rema/1750

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)