SALA VERDE - NASCENTES / PROTETORES DA BIODIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1747Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UNIDADE DE CONSERVAÇÃO, PARQUE DAS NASCENTES, SALAS VERDES, PROTETORES DA BIODIVERSIDADEResumo
Introdução: O Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia (Parque das Nascentes) está inserido no Parque Nacional da Serra do Itajaí e apresenta histórico de caça, extração ilegal de palmito, madeira e exploração de minérios. Dessa forma, verificou-se a necessidade de realizar atividades de sensibilização ambiental com a comunidade local, a fim de diminuir e/ou eliminar essas ações. Por isso, surge a Sala Verde Nascentes, através do curso “Protetores da Biodiversidade”. Objetivo: O curso tem como objetivo sensibilizar e capacitar adolescentes e jovens moradores de entorno do Parque para atuar com educação ambiental (EA) em espaços de educação formais e não-formais, baseados nos princípios da Ecoformação que é uma maneira sintética, integradora e sustentável de entender a ação formativa, sempre em relação ao sujeito, à sociedade e à natureza (TORRE et al. 2008, p.21). Este programa está vinculado ao Termo de Convênio firmado entre o Instituto Parque das Nascentes (IPAN) e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e com a parceria da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Metodologia: As atividades do curso são oferecidas na Escola Básica Municipal Pedro II e também na sede do Parque no bairro Progresso, durante o contraturno escolar, uma vez por semana. Nele, 16 estudantes de sexto ao nono ano desenvolvem valores éticos e morais; a capacidade de trabalhar em equipe; identificar espécies chaves da flora e fauna da Unidade de Conservação (UC); conhecer as ameaças, seus hábitos e a importância ecológica; conhecer a geologia e hidrologia do local; ter noções básicas de primeiros socorros; técnicas de condução e sinalização de trilhas. Resultado e conclusão: O Curso encontra-se em andamento, porém, como resultados prévios, pode-se constatar que os estudantes estão mais sensibilizados, referente aos cuidados e respeito com os outros e com a natureza, por meio de vivências nos processos de auto e heteroformação; proativos na criação de jogos e atividades colaborativas; estão mais observadores, compartilhando suas vivências, dúvidas, curiosidades e ideias nas rodas de conversa, e realizando anotações nos seus Diários de Bordo.
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