A IMPORTÂNCIA DE ROTINAS DE ENSINO VOLTADAS PARA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL: REFLEXOS EM ADULTOS CONSCIENTES E MAIS SAUDÁVEIS FÍSICO, MENTAL E SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1745Palavras-chave:
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL, COMPOSTAGEM, TRANSPARÊNCIA SOCIALResumo
Introdução: Um dos maiores problemas ambientais no Brasil é o consumismo inconsciente resultando num grande volume de resíduos. Diante desta problemática, traçou-se o seguinte objetivo onde a população juntamente com órgãos públicos devem adotar medidas para redução, reutilização e a reciclagem. Sendo assim, a Educação ambiental é uma grande aliada no processo de conscientização, pois ajuda na reflexão e compreensão dos danos causados pela ação dos seres humanos. Objetivos: Neste sentido, o estudo buscou uma análise do impacto que o valor dispendido para coleta e transporte do lixo do município de Bossoroca/RS para outro destino final tem no orçamento público. O intuito é utilizar-se desses dados para inspirar uma sociedade mais consciente e saudável físico, mental e socialmente, através do modelo de compostagem. A finalidade do trabalho é fornecer informações fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e capazes de determinar e atuar na realidade socioambiental empenhado com a vida e o bem-estar da sociedade. Materiais e Métodos: Quanto os materiais e métodos foi utilizada primeiramente a pesquisa documental, ou seja, busca por dados no site da Prefeitura e conversas com Prefeito e secretários, posteriormente pesquisa-ação participativa através de questionário aos moradores da cidade. O resultado mostrou que o gasto com este serviço em 2020 foi de R$ 164.842,28, considerando valor que é pago para o aterro e funcionários, falando em orçamento público cada centavo tem valor, visto que se pode trabalhar projetos para mitigar esta despesa. De acordo com as respostas do questionário os munícipes estão dispostos a participar de projetos aprimorando seus conhecimentos quanto ao tema. Para um município ser ecoeficiente, deve oferecer aos munícipes informações de como transformar resíduos em novos insumos, reduzindo a emissão e neutralizando efeito tóxicos de forma a não comprometer a capacidade de sustentação do ecossistema em dias vindouros. Conclusão: Conclui-se para estudos futuros, aplicar estes conceitos, aproveitando o conhecimento destes dados, buscando cada dia mais receptividade para inserir na rotina hábitos sustentáveis que diminuam a geração de lixo para coleta, assim reduzindo o gasto para esse serviço. Bem como a implantação de hábitos de cultivar sementes, compostagem residencial, entre outros projetos resultando mais educação e saúde.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.