A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA ETAPA DE ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1744Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GESTÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS DE GESTÃOResumo
Introdução A relação entre consciência ambiental e elaboração de políticas públicas é tema complexo e voltado à discussão da prática de gestão ambiental. A educação para a sustentabilidade pressupõe autonomia e pensamento crítico acompanhando a evolução dos conceitos de desenvolvimento sustentável. Dessa forma, ela busca possibilitar que o indivíduo seja capacitado para comparar, debater e julgar por si próprio as questões ambientais, bem como as possíveis contribuições e arranjos para soluções de problemas públicos. Objetivos Este trabalho buscou realizar levantamento de informações sobre o tema de consciência ambiental e políticas públicas bem como a relação desses itens na prática de gestão ambiental. Material e métodos Para tanto, foi realizada pesquisa nas bases científicas Periódicos CAPES e Web of Science. Foram selecionados 30 artigos com pertinência ao tema de pesquisa para avaliação. Resultados Observou-se que existem muitas informações e metodologias distintas de análise do ciclo de políticas públicas, em alguns casos pontuando-se a necessidade de abranger também os conceitos de desenvolvimento sustentável. No que se refere às discussões sobre a criação ou manutenção da consciência ambiental, por meio da educação para a sustentabilidade, no processo de elaboração das políticas foi pouco abordado nos estudos selecionados. Dessa forma, essa pesquisa também identificou lacunas existentes sobre o tema de estudo, considerando os parâmetros de pesquisa definidos. Afinal, a educação para a sustentabilidade pode proporcionar ao indivíduo melhor compreensão dos impactos causados e maneiras de atuação, inclusive para se organizar em conselhos gestores ou movimentos sociais de participação popular na elaboração de políticas públicas. Conclusão Na pesquisa realizada, poucos estudos trouxeram análises relacionadas à inclusão dos conceitos de consciência ambiental na elaboração de políticas públicas e no alcance de resultados para as práticas de gestão ambiental. Nesse contexto, é possível visualizar desafios diversos que surgem na tentativa de concretizar essas ações que possuem viés multidisciplinar. Em que pese iniciativas globais como a Agenda 2030 e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordados em alguns estudos, ainda se visualiza essa discussão e capacitação dos indivíduos na educação para a sustentabilidade, distantes do dia a dia da população e, consequentemente, do debate de políticas públicas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.