A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA ETAPA DE ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Nayara Batista Pereira Rocha

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1744

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GESTÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS DE GESTÃO

Resumo

Introdução A relação entre consciência ambiental e elaboração de políticas públicas é tema complexo e voltado à discussão da prática de gestão ambiental. A educação para a sustentabilidade pressupõe autonomia e pensamento crítico acompanhando a evolução dos conceitos de desenvolvimento sustentável. Dessa forma, ela busca possibilitar que o indivíduo seja capacitado para comparar, debater e julgar por si próprio as questões ambientais, bem como as possíveis contribuições e arranjos para soluções de problemas públicos. Objetivos Este trabalho buscou realizar levantamento de informações sobre o tema de consciência ambiental e políticas públicas bem como a relação desses itens na prática de gestão ambiental. Material e métodos Para tanto, foi realizada pesquisa nas bases científicas Periódicos CAPES e Web of Science. Foram selecionados 30 artigos com pertinência ao tema de pesquisa para avaliação. Resultados Observou-se que existem muitas informações e metodologias distintas de análise do ciclo de políticas públicas, em alguns casos pontuando-se a necessidade de abranger também os conceitos de desenvolvimento sustentável. No que se refere às discussões sobre a criação ou manutenção da consciência ambiental, por meio da educação para a sustentabilidade, no processo de elaboração das políticas foi pouco abordado nos estudos selecionados. Dessa forma, essa pesquisa também identificou lacunas existentes sobre o tema de estudo, considerando os parâmetros de pesquisa definidos. Afinal, a educação para a sustentabilidade pode proporcionar ao indivíduo melhor compreensão dos impactos causados e maneiras de atuação, inclusive para se organizar em conselhos gestores ou movimentos sociais de participação popular na elaboração de políticas públicas. Conclusão Na pesquisa realizada, poucos estudos trouxeram análises relacionadas à inclusão dos conceitos de consciência ambiental na elaboração de políticas públicas e no alcance de resultados para as práticas de gestão ambiental. Nesse contexto, é possível visualizar desafios diversos que surgem na tentativa de concretizar essas ações que possuem viés multidisciplinar. Em que pese iniciativas globais como a Agenda 2030 e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordados em alguns estudos, ainda se visualiza essa discussão e capacitação dos indivíduos na educação para a sustentabilidade, distantes do dia a dia da população e, consequentemente, do debate de políticas públicas.

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Rocha, N. B. P. (2021). A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA ETAPA DE ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 63. https://doi.org/10.51189/rema/1744

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental