UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO NÍVEL BÁSICO: UMA PROPOSTA TEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1742Palavras-chave:
ÁREAS PROTEGIDAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO FORMALResumo
Introdução: As Unidades de Conservação (UCs) exercem a função legal de assegurar a proteção da biodiversidade biológica do planeta, devido a uma série de ameaças e problemáticas ambientais enfrentadas pelo mundo na atualidade. É a partir desse cenário que se enfatiza a importância de se obter estratégias que tornem possíveis para a sociedade o alcance da compreensão sobre o papel dessas instituições, de modo a contribuir para a proteção dos espaços que as compõe. Diante desse contexto, surge a Educação Ambiental (EA) como um importante instrumento, capaz de promover a sensibilização de estudantes do ensino básico, acerca de diferentes temas relacionados ao meio ambiente. Objetivo: Assim, o presente resumo tem por objetivo propor a inserção das UCs do Brasil como uma temática a ser abordada nas escolas, em atividades de EA. Material e métodos: A pesquisa realizada ocorreu com base em um levantamento bibliográfico de trabalhos que possuem relação com o assunto, sendo possível a identificação desta lacuna, a qual precisa ser estudada e discutida por meio de ações educativas para o ensino fundamental. Resultados: Também é necessário considerar que a execução desses trabalhos, ocorrem, especialmente, em regiões que apresentam vínculo com a gestão dessas unidades, portanto, torna-se indispensável a realização de práticas que incluam as UCs em seu planejamento, visto que o número de unidades no Brasil é significativo e elas atuam potencialmente em dinâmicas de contato com a natureza. Conclusão: Sob esse aspecto, ressalta-se que os programas de EA já desenvolvidos em UCs, contribuíram positivamente para a formação de um pensamento protecionista dos indivíduos quanto a esses ambientes, tendo como exemplo, o desenvolvimento de uma pesquisa-ação em Educação Ambiental ocorrida no entorno de uma Unidade de Conservação Urbana, no município de São Paulo, que buscou debater sobre a importância da conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, o que contribuiu não somente para o crescimento socioambiental local, mas também, para a melhoria da qualidade de ensino, uma vez que propiciou aos alunos a obtenção de novas informações, o que evidencia, a eficiência dessas áreas quando utilizadas como espaços para promover o progresso e a conscientização da sociedade.
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