EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS ESCOLAS DE BURITI DOS MONTES E JOSÉ DE FREITAS – PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1738Palavras-chave:
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, PROFESSORESResumo
Introdução: A Educação Ambiental (EA) tem sua relevância no que se refere à sensibilização das pessoas e da sociedade sobre a conservação do meio ambiente e a aquisição de hábitos mais saudáveis no contexto educacional. Objetivos: Os objetivos desse trabalho foram: compreender a abordagem da EA nas Escolas pelos professores de Ciências; identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes na execução da EA e quais os materiais didáticos utilizados durantes as ações de EA. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter quali-quantitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário no formulário do Google Forms, aplicado a 19 professores de Ciências no mês de Junho de 2021. O questionário abrangeu 13 questões sistemáticas sobre Educação Ambiental na escola, práticas docentes e materiais didáticos. Resultados: Verificou-se que 94,7% dos docentes relataram a importância de se trabalhar a Educação Ambiental não apenas na disciplina de Ciências, mas também em outras como, por exemplo, Português, Matemática e História. Identificou-se que 36,8% apresentam dificuldades em abordar essa temática nas suas disciplinas curriculares. Para esses, a metodologia utilizada é a exposição do conteúdo de forma memorística e cartesiana, sendo necessária a inserção de práticas em que os alunos possam refletir e agir sobre as questões ambientais em seus contextos regionais e locais, contribuindo para a conservação do Meio Ambiente. Notou-se ainda que 79% das escolas pesquisadas dispõem de materiais didáticos, tais como livros e apostilas, para a realização de atividades relacionadas à EA. Conclusão: Ressalta-se, portanto, que a Educação Ambiental nas escolas deve ser vista como um meio pelo qual podemos aproximar os problemas ambientais, fortalecer valores e condutas que contribuam para melhoria da relação entre o ser humano e a natureza. Faz-se necessária uma formação mais holística no intuito de formar indivíduos atuantes com a causa ambiental.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.