EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS ESCOLAS DE BURITI DOS MONTES E JOSÉ DE FREITAS – PIAUÍ

Autores

  • Francisca Carleandra Moreira De Sousa
  • Gustavo Silva de Almeida
  • José Thiago Soares Beserra
  • Raimundo Alves dos Santos
  • Patrícia Maria Martins Nápolis

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1738

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, PROFESSORES

Resumo

Introdução: A Educação Ambiental (EA) tem sua relevância no que se refere à sensibilização das pessoas e da sociedade sobre a conservação do meio ambiente e a aquisição de hábitos mais saudáveis no contexto educacional. Objetivos: Os objetivos desse trabalho foram: compreender a abordagem da EA nas Escolas pelos professores de Ciências; identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes na execução da EA e quais os materiais didáticos utilizados durantes as ações de EA. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter quali-quantitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário no formulário do Google Forms, aplicado a 19 professores de Ciências no mês de Junho de 2021. O questionário abrangeu 13 questões sistemáticas sobre Educação Ambiental na escola, práticas docentes e materiais didáticos. Resultados: Verificou-se que 94,7% dos docentes relataram a importância de se trabalhar a Educação Ambiental não apenas na disciplina de Ciências, mas também em outras como, por exemplo, Português, Matemática e História. Identificou-se que 36,8% apresentam dificuldades em abordar essa temática nas suas disciplinas curriculares. Para esses, a metodologia utilizada é a exposição do conteúdo de forma memorística e cartesiana, sendo necessária a inserção de práticas em que os alunos possam refletir e agir sobre as questões ambientais em seus contextos regionais e locais, contribuindo para a conservação do Meio Ambiente. Notou-se ainda que 79% das escolas pesquisadas dispõem de materiais didáticos, tais como livros e apostilas, para a realização de atividades relacionadas à EA. Conclusão: Ressalta-se, portanto, que a Educação Ambiental nas escolas deve ser vista como um meio pelo qual podemos aproximar os problemas ambientais, fortalecer valores e condutas que contribuam para melhoria da relação entre o ser humano e a natureza. Faz-se necessária uma formação mais holística no intuito de formar indivíduos atuantes com a causa ambiental.

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Sousa, F. C. M. D., Almeida, G. S. de ., Beserra, J. T. S. ., Santos, R. A. dos ., & Nápolis, P. M. M. . (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS ESCOLAS DE BURITI DOS MONTES E JOSÉ DE FREITAS – PIAUÍ. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 57. https://doi.org/10.51189/rema/1738

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)