CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE AS ÁREAS VERDES URBANAS EM TERESINA – PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1737Palavras-chave:
ÁREAS VERDES, PRESERVAÇÃO, RIO POTI, TERESINAResumo
Introdução: As áreas verdes urbanas são espaços de domínio público que desempenham funções ecológica, paisagística e recreativa da cidade. A cidade de Teresina fica localizada no Centro-Norte do estado do Piauí, contando com mais de 35 parques ambientais. Objetivos: Os objetivos desse trabalho foi investigar o conhecimento da população sobre áreas Verdes Urbanas no município de Teresina – Piauí; identificar o perfil do público que frequenta as áreas verdes urbanas e avaliar o uso e ocupação dos espaços verdes pelos frequentadores. Os parques estudados foram: Parque Floresta Fóssil, Parque da Cidade e Parque Potycabana. Metodologia: Foi elaborado um questionário contendo dez questões no formulário eletrônico (Google forms). A pesquisa foi realizada nos meses de março a julho de 2021 com 80 pessoas. Resultados: O perfil do público-alvo variou entre 15 a 58 anos. Muitas pessoas disseram que não frequentam as áreas verdes pela falta de segurança e infraestrutura precária. Os motivos das pessoas não conhecerem esses lugares foi a falta de divulgação nos meios de comunicação. Os parques Potycabana e parque da Cidade são os que mais recebem investimentos, logo, acabam sendo os mais populares, todavia, não há muitas ações de educação ambiental em seus respectivos domínios. Conclusão: A falta de conhecimento acerca do parque Floresta Fóssil constitui um problema socioambiental, pois não se preserva a cultura e o ambiente, sem o envolvimento das pessoas. Visto que é um lugar que possui riqueza singular, de valores científicos e econômicos. Faz-se necessário mais incentivo ao ensino, pesquisa e a divulgação científica. Envolvimento de vários setores da sociedade, entre elas: científica, empresarial e poder público a fim que a população possa usufruir desses importantes espaços naturais tanto para visitação, reflexão, descanso, lazer e estudos, quanto exercer a cidadania, sendo co-participantes da conservação da cidade e dos bens naturais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.