NOSSA MARCA NO MUNDO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESTUDANTES DE EJA

Autores

  • Josmael Corso

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1735

Palavras-chave:

ECOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Resumo

Introdução: A busca de estratégias educacionais que gerem consciência ecológica são demandas presentes para o aprendizado efetivo em Educação Ambiental. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto de ensino remoto por conta do período pandêmico de Covid-19, trouxe um desafio novo: como promover reflexão sobre os processos ecológicos em estudantes que acabam de retornar aos estudos e já se encontram afastados do ambiente escolar? Em tempos em que, o país e o planeta presenciam enormes alterações ambientais que comprometem o equilíbrio do planeta é necessário oferecer atividades de ensino que promovam atitudes de preservação e de redução dos desequilíbrios ambientais. Porém, para o desenvolvimento da consciência ambiental é necessário entender que somos sujeitos-agentes do ecossistema que vivemos. Objetivo: Nessa proposta, foi desenvolvido uma sequência didática chamada nossa “NOSSA MARCA NO MUNDO”, composta por atividades que fazem um percurso para entender como funcionam as dinâmicas ecológicas na vida do planeta, como todas as ações são interdependentes, e as relações de nós com o que consumimos. Material e métodos: A sequência didática apresentada foi realizada com estudantes do Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio modalidade PROEJA via ensino remoto. As atividades foram aplicadas em etapas: a) Cálculo da Pegada Ecológica e de Carbono; b) Ecossistemas; c) Ciclos biogeoquímicos: Carbono; d) Mudanças Climáticas e Consumo; e) O plástico nosso de cada dia. Em cada etapa foram elaborados e distribuídos materiais de leitura, atividades práticas e discussão dos temas em encontros síncronos. Resultados: Cada atividade gerou informações sobre hábitos dos estudantes, permitindo a autoanálise de seu lugar no mundo e como nossas ações deixam rastros e causam impactos negativos. A partir desse ponto, os estudantes assumiram papel ativo com ações pessoais e domésticas na geração de impacto positivo na redução do desequilíbrio ambiental. Entre as ações dos estudantes apareceram: composteira doméstica, adoção de sacolas ecológicas e escolha de produtos com menos plásticos. Conclusão: A proposta permitiu, mesmo em ensino remoto, que os estudantes da modalidade EJA visualizassem e repercutissem a importância da consciência coletiva nas mudanças de comportamento de consumo que inevitavelmente deixa marcas no mundo.

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Corso, J. . (2021). NOSSA MARCA NO MUNDO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESTUDANTES DE EJA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 54. https://doi.org/10.51189/rema/1735

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental