NOSSA MARCA NO MUNDO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESTUDANTES DE EJA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1735Palavras-chave:
ECOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SEQUÊNCIA DIDÁTICAResumo
Introdução: A busca de estratégias educacionais que gerem consciência ecológica são demandas presentes para o aprendizado efetivo em Educação Ambiental. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto de ensino remoto por conta do período pandêmico de Covid-19, trouxe um desafio novo: como promover reflexão sobre os processos ecológicos em estudantes que acabam de retornar aos estudos e já se encontram afastados do ambiente escolar? Em tempos em que, o país e o planeta presenciam enormes alterações ambientais que comprometem o equilíbrio do planeta é necessário oferecer atividades de ensino que promovam atitudes de preservação e de redução dos desequilíbrios ambientais. Porém, para o desenvolvimento da consciência ambiental é necessário entender que somos sujeitos-agentes do ecossistema que vivemos. Objetivo: Nessa proposta, foi desenvolvido uma sequência didática chamada nossa “NOSSA MARCA NO MUNDO”, composta por atividades que fazem um percurso para entender como funcionam as dinâmicas ecológicas na vida do planeta, como todas as ações são interdependentes, e as relações de nós com o que consumimos. Material e métodos: A sequência didática apresentada foi realizada com estudantes do Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio modalidade PROEJA via ensino remoto. As atividades foram aplicadas em etapas: a) Cálculo da Pegada Ecológica e de Carbono; b) Ecossistemas; c) Ciclos biogeoquímicos: Carbono; d) Mudanças Climáticas e Consumo; e) O plástico nosso de cada dia. Em cada etapa foram elaborados e distribuídos materiais de leitura, atividades práticas e discussão dos temas em encontros síncronos. Resultados: Cada atividade gerou informações sobre hábitos dos estudantes, permitindo a autoanálise de seu lugar no mundo e como nossas ações deixam rastros e causam impactos negativos. A partir desse ponto, os estudantes assumiram papel ativo com ações pessoais e domésticas na geração de impacto positivo na redução do desequilíbrio ambiental. Entre as ações dos estudantes apareceram: composteira doméstica, adoção de sacolas ecológicas e escolha de produtos com menos plásticos. Conclusão: A proposta permitiu, mesmo em ensino remoto, que os estudantes da modalidade EJA visualizassem e repercutissem a importância da consciência coletiva nas mudanças de comportamento de consumo que inevitavelmente deixa marcas no mundo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.