ANÁLISE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CAPANEMA-PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1734Palavras-chave:
CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO FORMAL, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAResumo
Introdução: A Educação Ambiental surge, diante do contexto atual, como forma de promover a sensibilização dos indivíduos quanto a questões relacionadas às problemáticas ambientais enfrentadas pelo mundo. Diante desse cenário, verifica-se a necessidade de trabalhar práticas educacionais no ensino formal, abordando, de forma interdisciplinar, temáticas a respeito do meio ambiente, com a intenção de estimular nos estudantes comportamentos que contribuam progressivamente para o desenvolvimento sustentável do espaço em que estão inseridos. Objetivos: O presente resumo tem por objetivo fazer uma análise da aplicação e do desenvolvimento da Educação Ambiental em turmas do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jorge Travassos, localizada no município de Capanema-PA. Material e Métodos: Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se o método de entrevista semiestruturada, com base em perguntas abertas e fechadas que foram realizadas de acordo com o direcionamento do diálogo. Resultados: A partir desse momento foi possível analisar a forma como a Educação Ambiental é trabalhada com as turmas em questão. Segundo o professor, a temática faz parte do conteúdo de ciências naturais e os principais assuntos apresentados são a modificação de paisagens e a problemática dos resíduos sólidos. Além das aulas expositivas, são utilizados recursos audiovisuais e exemplos de resíduos sólidos para auxiliar no processo de ensino, assim como passeios pelo ambiente escolar com o intuito de estimular a percepção desses alunos. Ainda a partir do que foi relatado, pode-se constatar algumas problemáticas, entre elas a falta de cooperação dos pais, pois ele afirma que a orientação escolar não é suficiente sem a prática dos hábitos em casa. Além disso, convém observar que não há o desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental na escola, inviabilizando a abordagem eficaz de conteúdos ambientais. Conclusão: Com base nessas informações, é possível constatar que a Educação Ambiental está presente no conteúdo programático do educador, no entanto, ainda é necessário aprimorar o planejamento no que se refere à metodologia adotada com intenção de torná-la mais dinâmica, de modo a facilitar a compreensão dos alunos. Por fim, a lacuna identificada é um indicativo para a realização de projetos de extensão universitária que explorem essa temática.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.