ANÁLISE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CAPANEMA-PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1734Palavras-chave:
CIÊNCIAS NATURAIS, ENSINO FORMAL, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAResumo
Introdução: A Educação Ambiental surge, diante do contexto atual, como forma de promover a sensibilização dos indivíduos quanto a questões relacionadas às problemáticas ambientais enfrentadas pelo mundo. Diante desse cenário, verifica-se a necessidade de trabalhar práticas educacionais no ensino formal, abordando, de forma interdisciplinar, temáticas a respeito do meio ambiente, com a intenção de estimular nos estudantes comportamentos que contribuam progressivamente para o desenvolvimento sustentável do espaço em que estão inseridos. Objetivos: O presente resumo tem por objetivo fazer uma análise da aplicação e do desenvolvimento da Educação Ambiental em turmas do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jorge Travassos, localizada no município de Capanema-PA. Material e Métodos: Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se o método de entrevista semiestruturada, com base em perguntas abertas e fechadas que foram realizadas de acordo com o direcionamento do diálogo. Resultados: A partir desse momento foi possível analisar a forma como a Educação Ambiental é trabalhada com as turmas em questão. Segundo o professor, a temática faz parte do conteúdo de ciências naturais e os principais assuntos apresentados são a modificação de paisagens e a problemática dos resíduos sólidos. Além das aulas expositivas, são utilizados recursos audiovisuais e exemplos de resíduos sólidos para auxiliar no processo de ensino, assim como passeios pelo ambiente escolar com o intuito de estimular a percepção desses alunos. Ainda a partir do que foi relatado, pode-se constatar algumas problemáticas, entre elas a falta de cooperação dos pais, pois ele afirma que a orientação escolar não é suficiente sem a prática dos hábitos em casa. Além disso, convém observar que não há o desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental na escola, inviabilizando a abordagem eficaz de conteúdos ambientais. Conclusão: Com base nessas informações, é possível constatar que a Educação Ambiental está presente no conteúdo programático do educador, no entanto, ainda é necessário aprimorar o planejamento no que se refere à metodologia adotada com intenção de torná-la mais dinâmica, de modo a facilitar a compreensão dos alunos. Por fim, a lacuna identificada é um indicativo para a realização de projetos de extensão universitária que explorem essa temática.
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