A TEMÁTICA ÁGUA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA – PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1733Palavras-chave:
ÁGUA, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TERESINAResumo
Introdução: A temática água no contexto educacional deve estar incorporada de forma prática e transformadora no ensino de ciências, com implementações de metodologias participativas em educação ambiental. O objetivo desse trabalho foi compreender como é abordagem da temática Água e Meio Ambiente no contexto escolar no município de Teresina – Piauí, além de verificar quais são as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores de ciências sobre os recursos hídricos. A metodologia foi pautada na pesquisa qualitativa e bibliográfica, como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário contendo dez questões abertas e fechadas, aplicadas pelo formulário Gloogle forms, à 24 professores de ciências da rede pública de ensino em Teresina-PI. Desenvolvido de março a julho de 2021. Resultados: Pode-se perceber que a abordagem está pautada no ensino tradicional, por transmissão de conteúdos e de forma passiva, as estratégias mais utilizadas foram: seminário, concurso de redação, gincanas e palestras. Porém sem contextualização histórica, política, cultural, sem o envolvimento ativo dos estudantes para atuarem como agentes de transformação da sociedade, aprendizagem meramente memorística e descontextualizada. Conclusão: Faz se necessário um ensino por meio de aprendizagem significativa, levando em conta os problemas e contextos locais para resolução de problemas mais pedagogicamente eficientes. Há necessidade de práticas interdisciplinares e voltadas aos pressupostos da educação ambiental para mudanças de comportamentos e atitudes perante essa temática tão relevante que afeta diretamente nossa qualidade de vida.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.