STAND UPET PELO BRASIL: AÇÕES DE LIMPEZA DE PRAIAS E REMADAS ECOLÓGICAS COMO FERRAMENTAS DE SENSIBILIZAÇÃO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Gustavo da Cunha Abrahim Lima
  • Victor Hugo El Hage
  • Breno de Brito Fontel
  • Maria Eduarda Visentin
  • Marcos Bastos Pereira
  • Vanessa De Magalhães Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1732

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESPORTE, RESSIGNIFICAÇÃO DE RESÍDUOS, SOCIOAMBIENTAL, CULTURA OCEÂNICA

Resumo

Introdução: Como forma de abordagem lúdica da problemática dos resíduos sólidos na natureza, em especial nos ambientes marinhos, o projeto idealiza sensibilizar os jovens com intuito de mudança de hábitos e pensamentos através de atividades de campo (limpezas de praia com aula, por exemplo) e esporte (remadas em pranchas feitas a partir da reutilização de garrafas pet). Objetivos: Promoção de ações que reaproximem as pessoas da natureza através do esporte, com foco no aproveitamento dos corpos hídricos e na sua necessidade de preservação, além de aproximar o conhecimento teórico do empírico através das conversas e dinâmicas com foco em hábitos sustentáveis em longo prazo. Material e métodos: Limpezas de praia com uso de EPI´s, triagem e coleta seletiva; e remadas ecológicas em pranchas de Stand UP paddle feitas a partir da reutilização de garrafas pet são ações desenvolvidas diretamente no ambiente marinho com potencial de sensibilização e práticas de educação ambiental para com crianças e jovens. Resultados: Estivemos em 7 estados do Brasil, com comunidades sociais variadas – de quilombolas a comunidades indígenas – e em espaços formais e não formais de educação – escolas, institutos e eventos acadêmicos – usando do esporte e da ressignificação de resíduos ferramentas de educação ambiental sobre Cultura Oceânica. Como resultado, foram construídas mais de 10 pranchas e houve o ensinamento da metodologia de confecção delas. Com elas foram realizados mutirões de limpeza de corpos hídricos, praias e ilhas; análises oceanográficas; reintegração social de crianças autistas e jovens infratores; transporte para pescadores; atividades de lazer; além de ações de educação ambiental, como aulas expositivas, teatros, dinâmicas de grupo e minicursos, por exemplo. Conclusão: O projeto mostra algumas possibilidades de ressignificação de resíduos sólidos, fortalecimento da prática de esporte em ambientes naturais, fomento de trabalho cooperativo como forma de combater as problemáticas socioambientais e o fortalecimento da Cultura Oceânica.

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Lima, G. da C. A. ., Hage, V. H. E. ., Fontel, B. de B., Visentin, M. E., Pereira, M. B. ., & Ferreira, V. D. M. (2021). STAND UPET PELO BRASIL: AÇÕES DE LIMPEZA DE PRAIAS E REMADAS ECOLÓGICAS COMO FERRAMENTAS DE SENSIBILIZAÇÃO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 51. https://doi.org/10.51189/rema/1732

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental