EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS (REEE)
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1729Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GERENCIAMENTO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOSResumo
Introdução: A introdução baseia-se na discussão do aumento da geração de resíduos sólidos, principalmente os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). Eles são formados, geralmente, por substâncias tóxicas como metais pesados, podendo conter também plásticos e vidros que podem ser aproveitados e ter valor agregado. Objetivos: O objetivo do trabalho foi identificar a geração de REEE no Campus II da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e propor alternativa para seu gerenciamento utilizando como ferramenta a educação ambiental. Metodologia: A metodologia consistiu na realização em 2019 de um levantamento dos registros de REEE gerados e análise do processo de gestão destes resíduos no Campus II da UNEB, localizado no município de Alagoinhas – BA. Resultados: Foi quantificado um volume de aproximadamente 230 computadores, além de outros equipamentos eletroeletrônicos. Estes equipamentos são classificados como materiais de consumo ou permanentes. O primeiro grupo se refere àqueles que possuem utilização limitada a dois anos, enquanto que o último possui utilização superior a este período. Os materiais permanentes danificados são classificados internamente como inservíveis, sendo responsabilidade da Secretaria de Administração do Estado da Bahia o descarte periódico sob a forma de leilões. Nos resultados da pesquisa foi percebido que o último inventário foi realizado em 2017 e estimou-se 80 equipamentos inservíveis. A falta de novos inventários desencadeou um maior volume de resíduos sem identificação prévia. Verificou-se que, além da ausência de controle quantitativo dos REEE, o campus não possui um espaço específico para o armazenamento interno destes resíduos até sua saída. Portanto, elaborou-se uma proposta para realização eficaz do controle e destinação dos REEE gerados, descrevendo e esquematizando as etapas em forma de fluxograma. As ações sugeridas permitem a integração com palestras, rodas de conversas e campanhas que incentivem e possibilitem a sensibilização ambiental. A melhoria na gestão destes resíduos podem ainda propiciar a doação de equipamentos em boas condições de uso para outras instituições de ensino ou venda de componentes com valor agregado. Conclusão: Como conclusão, a implementação da proposta, além de auxiliar na solução da problemática referente a gestão, produziria os dados necessários para os inventários tornando sua realização mais eficiente.
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