PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PROJETO SEMEANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS UFRRJ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1728Palavras-chave:
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO REMOTO, GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, PERFIL DE ESTUDANTESResumo
Introdução: Após uma década da Lei 12.305/10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a conscientização ambiental desta ainda é um grande desafio no Brasil. Na busca por métodos que incentivem políticas sustentáveis, o projeto Semeando Práticas Sustentáveis, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, procura minimizar os impactos negativos dos resíduos sólidos no campus de Seropédica. Entretanto, tendo em vista o período de restrições em 2020 e 2021, este iniciou suas atividades com o curso Princípios Básicos para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos de forma virtual. Objetivos: O estudo propõe a análise do perfil dos participantes do curso, sob a ótica de suas vivências pessoais e formação profissional, buscando reconhecer elementos que possam servir como referenciais aderentes ao programa. Material e Métodos: A análise dos dados foi realizada a partir de abordagens metodológicas, quantitativa e qualitativa de uma amostra com 34 cursistas. Fundamenta-se nas seguintes variáveis: instituição de origem, profissão, idade, como soube do curso e mudanças de hábitos. Os dados necessários para a caracterização desse perfil foram coletados por meio de questionários enviados via Google Forms e fóruns de apresentação realizados na plataforma Moodle, onde o curso foi realizado. Resultados: Como resultado, observou-se o predomínio dos participantes ativos de estudantes (60%), seguidos por professores (22%), profissionais da área ambiental (12%) e outras profissões (6%). Dentre esses participantes 52% possuem vínculo com a universidade e 48% com outras instituições, onde é possível constatar boa participação do público externo. A média de idade foi de 33 anos. Em relação a como souberam do curso, 64% dos entrevistados responderam que havia sido por meio do site da universidade ou do Sigaa - Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas, e apenas 16% souberam pelas mídias sociais. Quanto às mudanças de hábitos, nota-se um impacto positivo em relação à gestão de resíduos sólidos residencial, muitos relatam que após (e durante) o curso começaram a separar de forma efetiva seus resíduos, destinando-os de forma correta, ou seja, às cooperativas locais, mostrando eficácia na disseminação da conscientização ambiental. Conclusão: Esta pesquisa dispõe de resultados preliminares do projeto, sendo necessária sua contínua avaliação, visando obter resultados mais consistentes e confiáveis em estudos futuros.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.