ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Julio Cesar Carou Felix de Lima

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1722

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA, STORYMAP

Resumo

Introdução: A pandemia da Covid-19 causou um impacto enorme em todos os setores da sociedade. A proibição de aglomeração causou o fechamento das escolas e o ensino passou a ser ministrado de forma virtual (ensino remoto). O ensino da Educação Ambiental (EA) normalmente está associado à realização de atividades em áreas verdes e com a pandemia e suas restrições foi necessário adaptar o ensino, proporcionando momentos em que os alunos tenham situações que lhe coloquem em cenários reais, mas por meio de recursos tecnológicos. A EA em conjunto com recursos tecnológicos incentiva o uso de alternativas muito interessantes, que podem ser por meio de fotos, vídeos, Sistemas de Informação Geográfica e StoryMap. Objetivos: Contribuir para o ensino-aprendizagem da EA no ensino remoto por meio de recursos tecnológicos com práticas inovadoras e criativas. Material e métodos: Revisão bibliográfica, análise de recursos tecnológicos com características flexíveis e adaptáveis para o uso no ensino remoto. Resultados: O trabalho deve ser apresentado para as escolas do município de Seropédica-RJ, como projeto piloto, com as correções e alterações após a fase inicial, posteriormente será expandido para outros municípios/estados. Conclusão: A pandemia da Covid-19 acelerou o processo de migração para o ensino remoto. Tanto as salas de aulas virtuais quanto os métodos de ensino no sistema remoto são rodeados de problemas e dificuldades como a falta de equipamentos, banda de internet baixa ou inexistente e falta de conhecimento no uso. Mesmo com todos os problemas relatados, medidas devem ser tomadas para promover o ensino da EA. O uso dos recursos tecnológicos nas salas de aula virtuais são de extrema importância para o este momento em que aglomerações não são permitidas. Por fim, esses recursos suprem, mas não substituem, a atividade prática em campo, pois o contato com a natureza ainda é a melhor das associações para ensinar EA e reviver o sentimento de pertencimento.

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Lima, J. C. C. F. de . (2021). ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO REMOTO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 41. https://doi.org/10.51189/rema/1722

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental