A CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA CIDADÃ PARA O CONHECIMENTO DAS AVES NO ESTADO DE SANTA CATARINA, SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1721Palavras-chave:
AVES, AVIFAUNA, CIÊNCIA CIDADÃ, SANTA CATARINA, WIKI AVESResumo
Introdução: A ciência cidadã cresceu muito nos últimos anos devido a facilidade de divulgação e acesso às informações. Em relação as aves, se deve principalmente ao surgimento de plataformas digitais que estimulam o aumento de observadores de aves e, assim como biólogos/ornitólogos atuantes, no compartilhamento de informações (fotos, gravações, listas, entre outros). Estas ferramentas podem ser extremamente úteis para educação ambiental e pesquisas científicas, visto que geram imensa base de dados proveniente de diversos locais e períodos. Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar a contribuição de uma plataforma digital ao conhecimento da avifauna no estado de Santa Catarina. Material e métodos: Neste estudo, utilizamos os dados publicados no sítio Wiki Aves (www.wikiaves.com.br) para Santa Catarina, disponibilizados até 8 de julho de 2021. Este sítio, implementado em 2008, é considerado a maior página digital de interatividade relacionada às aves do país. Resultados: Dos 293 municípios constantes na base de dados do Wiki Aves, 284 possuem algum tipo de informação inserida pelos participantes e apenas nove não possuem dados vinculados. No total, já foram registradas 662 espécies em Santa Catarina (variando de 472 espécies em Joinville a uma única espécie em sete municípios). Dos 2.546 usuários cadastrados, o maior número (538) está localizado em Florianópolis e, opostamente, em outros 49 municípios há apenas um usuário. Até o momento, 247.436 mídias (fotos e gravações) já foram inseridas, sendo que Florianópolis concentra o maior número (31.138), enquanto em seis municípios há apenas uma mídia. Conclusão: Os dados disponíveis na plataforma abrangem mais de 96,9% dos municípios. Notadamente, os municípios mais populosos apresentam mais informações inseridas e/ou número de usuários cadastrados (Florianópolis, por exemplo). Além da probabilidade de mais participantes em municípios com grandes populações, muitos destes municípios possuem atrativos turísticos que fomentam a atividade de observação de aves. As informações disponíveis podem ser úteis na geração de mapas das áreas de ocorrência, acompanhamento de sazonalidade, redução ou expansão de distribuição das espécies, etc. Corroboram também na indicação das áreas pouco exploradas (como o extremo oeste do estado) e que necessitam intensificar os esforços para o conhecimento da avifauna.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.