A IMPORTÂNCIA DA EXTRAÇÃO VEGETAL DO AÇAÍ (EUTERPE OLERACEAE MART.) NO ESTADO DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1719Palavras-chave:
CLIMA, PALMEIRA, REGIÃO AMAZÔNICAResumo
Introdução: O Brasil se sobressai na produção e exportação de diversos produtos da agricultura, tais como o açaí, que é um dos produtos da cadeia frutífera que mais ganha visibilidade a nível nacional e mundial. O açaizeiro (Euterpe oleraceae Mart.) é uma palmeira comum na região amazônica. O Estado do Pará é o maior produtor nacional de açaí. Por sua importância cultural, tornou-se um fruto simbólico da dieta alimentar do estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. Objetivos: O objetivo do presente estudo foi avaliar a extração vegetal do açaí em 10 microrregiões do Estado do Pará e comparar em âmbito nacional. Material e Métodos: Os dados foram extraídos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, por meio do Censo agropecuário no ramo da Produção da extração vegetal e da silvicultura para o açaí em áreas de várzea, numa escala de 10 anos (2010 a 2019), avaliando 10 microrregiões do Pará: Oeiras do Pará; Igarapé-Miri; Barcarena; Marapanim; Breves; Abaetetuba; Tomé-Açu; Santa Bárbara do Pará; Benevides. Os dados foram selecionados, explanados em uma planilha, e por meio de gráficos foram comparados a extração referente ao Brasil e ao Pará. Resultados: Os resultados deste trabalho permitiram concluir que o Brasil extraiu um total de 2035047 toneladas de açaí ao longo dos 10 anos avaliados, já o Pará obteve um total de 1246975 toneladas o que representa 61,27% do total extraído no país. Observou-se também, que os municípios de Oeiras do Pará e Igarapé-Miri foram os que mais extraíram o fruto no estado com médias de 17256,4 e 4399 toneladas durante os anos de 2010 a 2019. Conclusão: De acordo com o que foi avaliado, pode-se concluir que o Pará lidera com mais da metade da extração nacional de açaí, sendo Oeiras do Pará o município que mais extraí no estado por conta dos costumes locais e o clima propicio a cultura.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.