ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DE ANFÍBIOS ANUROS LOCAIS E MORADORES DO SITIO SOLEDADE, AURORA- CE/ BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1716Palavras-chave:
ANFÍBIOS, MAUS TRATOS, DESVALORIZAÇÃOResumo
Introdução: Os anfíbios anuros são conhecidos popularmente por sapos, rãs e pererecas, realizam respiração cutânea, através da pele, controlam populações de insetos e de outros vertebrados e são importantes indicadores de qualidade ambiental. No entanto, muitas comunidades não conhecem a importância desses animais e acabam jogando sal (NaCl) e águas sanitária (NaClO), por sentirem nojo e medo. Objetivo: Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo conhecer as perspectivas e relações da comunidade do sitio Soledade com os anfíbios locais. Material e métodos: Foram aplicados questionários, de forma aleatória e por meio de visitas domiciliares, a 30 moradores da comunidade, os quais apresentavam questões sobre a relação da comunidade com os anfíbios locais. Resultados: Como resultado, constatou que 100% dos participantes conhecem os principais anfíbios, sapos, rãs e pererecas, porém destes, 67% não souberam informar a importância biológica desde grupo, 20 % afirmaram que não há nenhuma importância biológica e 13% afirmaram que são importantes para o controle biológico de insetos. Verificou-se que 87% já jogou sal de cozinha nesses animais e 13% nunca jogou. 35% já jogou água sanitária, o principal motivo apresentado por eles foram que utilizam esses métodos para afasta-los de suas residências e 93% fazem isso por ensinamentos familiares. Já 83 % acreditam que essas ações não são capazes de levar a morte do animal e que casos estes sejam extintos não ocorrerá nenhuma alteração ambiental, porém 13% acreditam que caso isto ocorra certamente haverá descontrole no número de insetos. Conclusão: Em síntese, nota-se que a comunidade é carente de informações corretas sobre esse grupo animal, e consequentemente fazem práticas que os prejudicam, nas quais, essas informações errôneas são transmitidas principalmente por familiares entre as gerações. Portanto, fazem necessário a realização de intervenção, para que os mesmos possam conhecer a importância desse grupo e assim passar a conserva-los na região.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.