EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, UM OBJETIVO DA AGENDA 2030

Autores

  • Maria Alexsandra Tomaz
  • Antonio Alex Dayson Tomaz

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1715

Palavras-chave:

AGENDA 2030, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, EDUCAÇÃO

Resumo

Introdução: Em setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 objetivos (ODSs ) e 169 metas para que esses países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos até 2030. Cada objetivo e suas respectivas metas abordam aspectos diferentes que convergem pelo fato de serem essenciais para a viabilidade de uma sociedade sustentável. Todos os países membros da ONU assinaram a agenda 2030 e agora têm que o compromisso de alcançar as metas dos 17 objetivos. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo analisar um dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030. Material e Métodos: através de uma revisão bibliográfica. Resultados: Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável é  assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, que apresenta diversas metas, entre elas, garantir, até 2030, que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes; assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e as mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo a universidade e aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento. O alcance dessas metas é um enorme desafio para o Brasil que apresenta milhares de crianças e adolescentes fora da escola e elevados cortes no orçamento destinado à Educação. Houve avanços referentes ao acesso à Educação, entretanto, a situação política vigente no país tem provocado vários retrocessos nas políticas públicas de educação, pois há um descompromisso com políticas e ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência, educação no campo, educação ambiental, educação de pessoas encarceradas e educação de jovens e adultos. Conclusão: É necessário disponibilizar recursos adequados para garantir o direito à educação de qualidade, formação inicial e continuada, educação para todas e todos como um bem público e a valorização dos (as) profissionais da educação.

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Tomaz, M. A., & Tomaz, A. A. D. . (2021). EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, UM OBJETIVO DA AGENDA 2030. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 35. https://doi.org/10.51189/rema/1715

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental