A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPO DE PANDEMIA: UM OLHAR ESPECIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1713Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO, PANDEMIAResumo
Introdução: Nos últimos anos, a temática ambiental vem ganhando bastante destaque na sociedade moderna, devido a grande preocupação com o meio ambiente, uma vez que, é necessário buscar novas alternativas para o desenvolvimento sustentável. Desse modo, a educação ambiental (EA) emerge como meio de criar oportunidades para o debate das questões socioambientais, sobretudo dentro do espaço escolar. É primordial que esse debate ocorra em todos os níveis da educação e nos diversos seguimentos da sociedade para construção de uma consciência ecológica para preservação do meio ambiente. No início de 2020, a Organização Mundial da Saúde, declarou estado de pandemia devido a disseminação descontrolada do coronavírus, uma das medidas impostas por vários países, inclusive o Brasil, foi o isolamento social rígido na tentativa de controlar a disseminação e consequentemente também acarretou a suspensão das aulas presenciais. Diante desse contexto, todo o processo de ensino-aprendizagem foi afetado e dessa maneira, o ensino da EA. Objetivos: Este trabalho teve como objetivo geral analisar através de pesquisas bibliográficas e coleta de dados os impactos da pandemia na Educação Básica dando ênfase para o processo de ensino-aprendizagem da EA. Assim como os reflexos da importância da EA para formação do indivíduo com habilidade necessária para a transformação da realidade. Material e Métodos: Para atingir os objetivos propostos realizou-se um estudo bibliográficos em duas fases distintas. A primeira fase consistiu análise de dados qualitativos sobre indicadores da educação em nível nacional, utilizando as fontes IBGE e do INEP. Já segunda fase procedeu-se ao estudo de artigos científicos sobre a problemática discutida. Resultados: Podemos perceber, que pandemia de Covid-19 fez crescer a evasão escolar impactando diretamente o ensino da Educação Ambiental, onde cerca de 13,9 % da população entre 6 a 17 anos está fora da escola ou sem atividade escolar. O ensino remoto, por sua vez, impossibilita uma educação efetiva sobre as questões ambientais, por inúmeros fatores internos e externos. Conclusão: Portanto, a educação ambiental deve ser trabalhada de forma democrática para conscientização e sensibilização do educando, procurando assim superar as barreiras impostas pelo contexto atual.
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