HORTIM: UM RECURSO DIDÁTICO PARA ESTIMULAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO BAIXO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1711Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HORTA ESCOLAR, INTERDISCIPLINARIDADE, MEIO AMBIENTE, RECURSO DIDÁTICOResumo
Introdução: A temática ambiental deve ser incluída no contexto escolar visando sempre novas metodologias e estímulos que empreguem práticas simples e interdisciplinares, como por exemplo a implantação de uma horta. As ações desenvolvidas em uma horta escolar favorecem a mudança de hábitos e atitudes dos alunos quanto à percepção que eles possuem acerca do meio ambiente, ampliando a construção do conhecimento bem como a ação reflexiva da prática docente. Objetivo: Portanto, este trabalho objetivou relatar as atividades realizadas com a inserção de um projeto intitulado HORTIM, utilizando a horta como recurso didático, visando a formação de cidadãos conscientes e críticos com as questões ambientais, além do estímulo ao cultivo e consumo de hortaliças, bem como também a reutilização de embalagens descartáveis do dia a dia. Material e Métodos: O projeto HORTIM, foi desenvolvido na Escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra, situada no bairro de Palmares da cidade de Parintins/AM, juntamente com os alunos das turmas do 4º ano B e 5º ano B vespertino, com faixa etária entre 8 a 12 anos. Contou-se ainda com a colaboração voluntária dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Centro de Estudo Superiores de Parintins (CESP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que por hora faziam estágio na referida escola. Resultados: A implantação de uma horta no ambiente escolar mostrou-se como uma alternativa que ressignifica o fazer pedagógico, possibilitando o estudo da Educação Ambiental encantador aos olhos dos alunos, motivando a curiosidade em relação ao tema, compreendendo o seu conceito e a sua importância. O contato com a natureza desde o início da vida escolar faz com que as crianças vejam as consequências das ações do homem no meio ambiente e adquiram uma postura ecologicamente correta, pois a construção de valores críticos deve estar presente ao longo de todo o processo educativo para que assim estabeleçam desde cedo relações saudáveis com o meio ambiente e busquem soluções para as problemáticas sociais e ambientais. Conclusão: Vale ressaltar que a escolha do nome HORTIM, provém da junção das palavras “horta” e “jardim”, visto que na escola estes se encontravam num só espaço.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.