APLICATIVO PARA ORIENTAÇÃO DE VÍTIMAS DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1709Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SAÚDE PÚBLICA, ANIMAIS PEÇONHENTOSResumo
Introdução: O aplicativo denominado “Último Recurso” proporciona informações que visam orientar a população de forma didática quanto as ações que devem ocorrer após um acidente com animais peçonhentos, bem como auxiliar os profissionais da área da saúde nos procedimentos e cuidados, como por exemplo, qual soro antiofídico deve ser administrado, identificação de espécies distintas dos animais peçonhentos a partir de imagens e suas características, entre outras informações relevantes sobre esse contexto. Objetivos: O objetivo deste estudo é desenvolver um aplicativo para orientar vítimas de acidentes com animais peçonhentos, com isso, desmitificar os animais e fazer com que as pessoas entendam a sua função do mesmo no meio ambiente. Materiais e Métodos: Para o desenvolvimento do estudo foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o portal do Ministério da Saúde. O design gráfico do app foi criado com o uso das ferramentas Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe After Effects e Adobe XD com as versões mais recentes de 2021 e o desenvolvimento deu-se com o uso do framework Android Studio e a linguagem de programação Flutter. A validação do aplicativo ocorreu com especialistas da área de biologia e com o uso da metodologia da Pesquisa Participante (PP). Resultados: A partir dos resultados obtidos com as respostas dos especialistas por meio da Pesquisa Participante, as informações e as interfaces foram sendo aprimoradas e o funcionamento do app revisto e ajustado. Pôde-se observar o interesse dos avaliadores pelo app, em razão das discussões e sugestões de mudanças. Conclusão: O aplicativo poderá ser uma ferramenta para auxiliar a sociedade e os profissionais da área da saúde no contexto da educação, divulgação da educação ambiental e promoção de saúde. Nesse sentido, acredita-se que com informações acessíveis por meio de dispositivos mobile e ações contínuas desenvolvidas com os profissionais da área da saúde, núcleos hospitalares e serviços de pronto atendimento haverá melhoria na qualidade dos atendimentos e cuidados às vítimas de acidentes com animais peçonhentos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.