ESTIMATIVA DA GERAÇÂO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS DA PLANTA YACON (SMALLANTHUS SONCHIFOLIUS)
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1707Palavras-chave:
APROVEITAMENTO, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, RESÍDUOS AGRÍCOLAS, SUSTENTABILIDADE, YACONResumo
Introdução: A biomassa lignocelulósica – materiais que apresentam lignina, celulose e hemicelulose em sua composição química – é gerada em grande quantidade no mundo e o seu aproveitamento tem despertado interesse crescente nos últimos dez anos. O Brasil possui uma enorme variedade de biomassa oriunda dos resíduos agrícolas, cujo processamento seria de grande interesse econômico. Como exemplo têm-se os resíduos provenientes das atividades agrícolas da planta yacon (Smallanthus sonchifolius), que produz uma raiz tuberosa que é apreciada devido aos seus benefícios à saúde. A maior parte dos resíduos da yacon são incinerados ou destinados ao uso como forragem. A literatura é escassa de informações sobre resíduos da planta yacon. Objetivos: Deste modo, foi feito uma estimativa da geração de resíduos agrícolas da yacon a partir da área de cultivo utilizadas neste estudo. Material e métodos: O cultivo da yacon foi feito em meados de setembro de 2016 numa área rural de São José dos Pinhais – PR com dimensões de 4 m x 90 m, utilizando-se rizóforos, com espaçamento de 1 m entre linhas e 0,50 m entre plantas. A amostragem contou com a parte aérea (caules, folhas e flores) de 30 plantas, que foram coletadas manualmente em pontos aleatórios da área de cultivo. Foram estimados a quantidade de caules produzidos por hectare (em unidades) e a biomassa gerada (kg). Resultados: O caule representa a maior fração da parte aérea da planta da yacon, cerca de 74,16%, seguida das folhas (24,65%) e flores (1,19%). As plantas apresentaram em média 10 caules, pesando 1,83 kg, e as folhas e flores pesavam aproximadamente 0,61 kg e 0,03 kg, respectivamente. Foi estimado 20 mil plantas por hectare a partir dos dados coletados na área de plantio, que pode gerar quase 50 mil kg de resíduos. Conclusão: Uma vez que os resíduos orgânicos gerados diretamente nas atividades agrícolas são, geralmente, utilizados nos locais de produção como material de baixo valor comercial ou incinerados, eles podem ser fontes alternativas de insumos para outros produtos de valor econômico agregado, como para a extração de fibras de celulose, e consequentemente minimizar os impactos ambientais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.