OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES AMBIENTAIS NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1704Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: Analisando a conjuntura dos principais problemas ambientais no Brasil e no mundo, é cada vez mais evidente a importância do papel desempenhado pela educação ambiental, no sentido de promover a conscientização, e ensejar o desenvolvimento de ações que possibilitem o uso sustentável dos recursos naturais. Embora a sociedade brasileira disponha de instrumentos legais, e políticas públicas de interesse ambiental, como a Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999, que trata da Educação Ambiental (EA), existem alguns entraves que inviabilizam essas práticas, visto que em algumas circunstâncias, essas ações não são exploradas de forma efetiva, completa e em conjunto com a sociedade. Objetivo: Neste sentido, o trabalho busca demonstrar os principais aspectos que dificultam a implementação das ações ambientais, como parte das políticas públicas para este viés da sustentabilidade. Material e métodos: Para tanto, utilizaram-se métodos de natureza exploratória, onde foram realizadas revisões bibliográficas para o alcance do objetivo proposto. Resultados: Alguns desafios identificados acerca desta temática foram: as desigualdades decorrentes da pouca atuação do estado no contexto socioambiental de forma continuada, pois observa-se que as mudanças são lentas, e quase sempre vinculadas a agendas políticas; o processo de capacitação dos educadores ocorre de forma inadequada; o alto custo dos processos educacionais de emancipação ambiental, que reduzem as intervenções nos problemas socioambientais e ocasionam assimetrias entre teoria e realidade; a não mudança de comportamento das pessoas, pois existe a consciência ambiental, mas não há o reflexo da mesma na prática. Em suma, a EA impõe muitos desafios que perpassam pela complexidade das relações entre os fatores econômicos, ecológicos, socioculturais, geográficos e políticos. Conclusão: Apesar dos esforços diários da sociedade, empresas e organizações precisam incentivar debates sobre a sustentabilidade, visto que ainda é pouco discutido em um sistema social amplo. Portanto, a construção de novas abordagens que possam interagir com mulheres, homens e crianças de forma harmônica e transformadora, a fim de promover soluções e aproximar teoria e prática, torna-se cada vez mais essencial. Assim, deve-se propor uma EA que seja capaz de diminuir os entraves ocasionados no desenvolvimento das ações ambientais, nos mais diversos contextos sociais.
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