CROWDSOURCING COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Fernanda do Nascimento Stafford
  • Isadora Burmeister Dickie
  • Bianca Goulart De Oliveira Maia

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1703

Palavras-chave:

CROWDSOURCING, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO MÉDIO, OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Resumo

Introdução: Este resumo apresenta um Estudo de Caso referente a aplicação do crowdsourcing como estratégia de Educação Ambiental para estudantes do Ensino Médio durante a virtualização de aulas decorrente da pandemia de COVID-19. Por crowdsourcing, entende-se a realização de uma chamada aberta, através da internet, à cocriação de soluções. A ação, denominada Desafio #EAS20, foi promovida pelo curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Univille, em parceria com a plataforma Cria Junto (www.criajunto.com.br). Objetivo: aproximar os estudantes com o Ensino Superior, além de explorar questões voltadas ao Meio Ambiente e à Sustentabilidade a partir de uma atividade lúdica, criativa, educativa e 100% virtualizada. Material e Métodos: o tema central foram práticas sustentáveis que podem ser adotadas no dia-a-dia, e a relação destas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõem a Agenda 2030 da ONU.  O estudo foi dividido em três etapas, sendo elas (1) Preparação; (2) Execução e (3) Conclusão. Na etapa de Preparação foi realizada a seleção e entendimento da plataforma, planejamento do desafio e desenvolvimento dos materiais de comunicação para redes sociais. A etapa Execução envolveu o lançamento do desafio na plataforma e divulgação aos professores e estudantes. A etapa Conclusão deu-se pela co-criação de um ebook, atividade por meio da qual os alunos de Ensino Médio tiveram a oportunidade de interagir com professores e acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária como premiação pela sua participação. Resultados: percebe-se que a estratégia de crowdsourcing, por ocorrer virtualmente e de maneira assíncrona, permitiu diversificar abordagens de ensino-aprendizagem durante a virtualização das aulas. Conclusão: a aplicação do crowdsourcing permitiu o intercâmbio de experiências cotidianas e saberes destes com especialistas e acadêmicos/as do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária mesmo durante o isolamento social e a virtualização das atividades de ensino no ano de 2020. 

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Stafford, F. do N., Dickie, I. B. ., & Maia, B. G. D. O. . (2021). CROWDSOURCING COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 24. https://doi.org/10.51189/rema/1703

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental