CROWDSOURCING COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1703Palavras-chave:
CROWDSOURCING, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO MÉDIO, OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELResumo
Introdução: Este resumo apresenta um Estudo de Caso referente a aplicação do crowdsourcing como estratégia de Educação Ambiental para estudantes do Ensino Médio durante a virtualização de aulas decorrente da pandemia de COVID-19. Por crowdsourcing, entende-se a realização de uma chamada aberta, através da internet, à cocriação de soluções. A ação, denominada Desafio #EAS20, foi promovida pelo curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Univille, em parceria com a plataforma Cria Junto (www.criajunto.com.br). Objetivo: aproximar os estudantes com o Ensino Superior, além de explorar questões voltadas ao Meio Ambiente e à Sustentabilidade a partir de uma atividade lúdica, criativa, educativa e 100% virtualizada. Material e Métodos: o tema central foram práticas sustentáveis que podem ser adotadas no dia-a-dia, e a relação destas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõem a Agenda 2030 da ONU. O estudo foi dividido em três etapas, sendo elas (1) Preparação; (2) Execução e (3) Conclusão. Na etapa de Preparação foi realizada a seleção e entendimento da plataforma, planejamento do desafio e desenvolvimento dos materiais de comunicação para redes sociais. A etapa Execução envolveu o lançamento do desafio na plataforma e divulgação aos professores e estudantes. A etapa Conclusão deu-se pela co-criação de um ebook, atividade por meio da qual os alunos de Ensino Médio tiveram a oportunidade de interagir com professores e acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária como premiação pela sua participação. Resultados: percebe-se que a estratégia de crowdsourcing, por ocorrer virtualmente e de maneira assíncrona, permitiu diversificar abordagens de ensino-aprendizagem durante a virtualização das aulas. Conclusão: a aplicação do crowdsourcing permitiu o intercâmbio de experiências cotidianas e saberes destes com especialistas e acadêmicos/as do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária mesmo durante o isolamento social e a virtualização das atividades de ensino no ano de 2020.
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