CRESCIMENTO URBANO DESORDENADO: A DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE MANAUS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1702Palavras-chave:
URBANIZAÇÃO, MALHA HÍDRICA, OCUPAÇÕES IRREGULARES, DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃOResumo
Introdução: A cidade de Manaus está entre as 11 maiores metrópoles brasileiras, ocupando o 8º lugar entre as capitais no PIB nacional. O acelerado crescimento populacional e a expansão urbana desordenada da capital amazonense, notadamente a partir da década de 70, vêm provocando grandes impactos sociais e ambientais. Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar os problemas ambientais que afetam a malha hídrica da cidade de Manaus. Material e Métodos: Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritiva, com aplicação de 116 questionários, destacando-se as seguintes perguntas: Existem políticas públicas na cidade de Manaus direcionadas a criação de moradias populares?; As ocupações irregulares e a falta de saneamento básico contribuem para degradação ambiental dos recursos hídricos da cidade de Manaus?; A educação ambiental é importante no sentido de sensibilizar as pessoas para conservação da vegetação e dos recursos hídricos?, as quais possibilitaram coletar dados para compreensão dos problemas urbanos que interferem no equilíbrio ambiental dos recursos hídricos da cidade. Resultados: Ficou demonstrado que 96% dos respondentes afirmam que as ocupações irregulares e a falta de saneamento básico contribuem para a degradação ambiental dos recursos hídricos, enquanto que 6% dos respondentes apontam que as ocupações irregulares e a falta de saneamento básico não contribuem para a degradação hídrica. Conclusão: A investigação demonstrou, a poluição dos igarapés com resíduos sólidos e orgânicos, o aumento das ocupações irregulares nas margens dos igarapés e o crescimento das áreas desmatadas, que se apresentaram como evidências do crescimento urbano desordenado de Manaus. A partir disso constatou-se, que a expansão urbana desordenada, associada ao crescimento populacional e a desigualdade social, acarretará o aumento das incidências de novas invasões de terra, que provocará o agravamento dos problemas ambientais. Nesse contexto a educação ambiental é um instrumento que pode contribuir na prevenção e redução dos problemas ambientais que interferem na dinâmica da malha hídrica urbana da cidade de Manaus.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.