A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMBATE AO GREENWASHING
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1693Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GREENWASHING, MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: O greenwashing, “maquiagem verde”, caracteriza-se por ser uma estratégia de marketing enganosa praticada por empresas que tentam agregar valores e conceitos de práticas ecologicamente sustentáveis a seus produtos ou serviços, quando na realidade desconsideram tais práticas. A educação ambiental é um dos processos que contribuem para uma mudança de paradigma que preconize o desenvolvimento da humanidade de forma sustentável e harmônica com o meio ambiente e os diversos ecossistemas. À medida que a sociedade se conscientiza sobre a importância da produção de mercadorias e da prestação de serviços de forma sustentável, cresce, também, entre as empresas, o interesse em associar a marca de produtos e serviços a práticas sustentáveis. Objetivos: O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão narrativa literária sobre o papel da educação ambiental no combate ao greenwashing. Metodologia: Empregou-se como metodologia a realização de uma revisão bibliográfica narrativa com artigos publicados entre 2011 e 2021 em bases de dados científicas eletrônicas encontradas no Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da Capes. Resultados: Observou-se que, apesar de existirem poucas publicações que tratam da temática do greenwashing no contexto da educação ambiental, existe uma preocupação em conscientizar os consumidores sobre a existência do greenwashing praticado por empresas, além do anseio de aprimoramento de dispositivos legais a fim de coibir tais condutas. Conclusão: Conclui-se que a educação ambiental, nos mais diversos níveis e modalidades de ensino, seja em ambientes de aprendizagem formal, não-formal ou informal é uma importante aliada no combate ao greenwashing, quando se promove um processo de conscientização sobre a existência dessa prática, de como identificá-la e criando espaços de discussão e reflexão que permitam o aprimoramento de dispositivos ou criação de dispositivos legais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.