RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA: UM OUTRO/NOVO CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1691Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINOENSINO DE CIÊNCIAS, ESCOLA, FORMAÇÃO CIDADÃ, PRÁTICA EDUCATIVAResumo
Introdução: A Escola é um lócus privilegiado para àquelas pessoas que têm a oportunidade de (con)viver nela; pois possibilita a interação entre os seres que nela habitam e que (trans)formam suas vidas. Objetivo: Relatar uma experiência formativa exitosa acerca de uma prática educativa com estudantes da Educação Básica. Material e Métodos: Assumo a pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, pois ela nos possibilita narrar fatos, acontecimentos de histórias de vida que se entrelaçam com outras vidas. Este relato diz respeito a uma prática educativa com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental em uma Escola pública estadual no município de Bragança, Pará, que aconteceu no primeiro semestre de 2017. Resultados: Eu como professora-pesquisadora de Ciências e Biologia e atuante na Educação Básica há mais de 15 anos venho narrar essa experiência. Em 2017, já bastante inquieta com a pouca participação dos alunos, e me sentido desmotivada em meu fazer docente, pois eu estava ali, presa nos livros didáticos, no quadro e pincel, na sala de aula e com preocupação demasiada em cumprir os conteúdos curriculares exigidos; tomei uma decisão e me desafiei a buscar outros caminhos para continuar meu fazer pedagógico. Elaborei um esboço de um projeto de pesquisa juntamente com meus alunos e dialogamos sobre o que iríamos investigar na Escola e a maioria dos alunos relataram que a Escola estava com muitos "entulhos" e que eles queriam zelar pela Escola que ali estavam quase os todos dias. Dessa forma, decidimos juntos em desenvolver um projeto de pesquisa com investigação na Escola sobre Educação Ambiental com olhar para os resíduos sólidos. Após isso, fui dialogar com a equipe gestora acerca de nossa proposta e tive apoio unânime para colocá-lo em ação. Este projeto escolar foi uma experiência exitosa/transformadora, pois nos permitiu uma maior aproximação, interatividade, confiança, motivação e um maior envolvimento dos alunos em aprender Ciências tanto nas atividades em sala de aula quanto nos espaços abertos da Escola. Conclusão: Compreendo que a Escola é um espaço "vivo", dinâmico educativo-formativo de extrema relevância para a sociedade, pois esta Escola abre caminhos para uma formação humana, cidadã e emancipatória.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.