USO DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS MÓVEIS APLICADAS À ARBORIZAÇÃO URBANA COMO MÉTODO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1688Palavras-chave:
CIDADE VERDE, CONSERVAÇÃO, INVENTÁRIOResumo
Introdução: A percepção ambiental e a relação com a natureza podem ser melhoradas com o uso de ferramentas digitais, direcionadas para o público em geral, de forma acessível e democrática. Os aplicativos de telefonia móvel são, cada vez mais, utilizados para a aplicação em diferentes setores, incluindo saúde, educação, produtividade, além do uso para entretenimento. Nesse sentido, aplicativos que permitam a integração de informações de forma rápida, como o uso do QR Code®, tornam-se atrativos para uso em educação ambiental. Por sua vez, um dos problemas enfrentados na gestão das árvores urbanas, é a falta de consciência sobre a importância, utilidade e função das espécies. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta para construção de um aplicativo para telefonia móvel, aplicado à arborização urbana, como uma metodologia interativa para educação ambiental. Material e métodos: O trabalho foi desenvolvido considerando o inventário da arborização urbana de uma via pública localizada em Capão Bonito – SP. As informações obtidas no inventário foram: coordenada geográfica, espécie, altura e diâmetro. A partir de referências bibliográficas, os dados botânicos e ecológicos, bem como curiosidades da espécie, foram complementados às informações da planilha de inventário. Resultados: Para cada indivíduo, foi obtido um código de QR Code®. Um mapa com a localização dos indivíduos arbóreos foi gerado a partir das coordenadas geográficas. A proposta de uso do aplicativo é possibilitar a correlação do código digital com os dados da planilha das espécies, o mapa e a imagem da árvore. Permitindo, assim, a interação por meio da tecnologia, facilitando a obtenção de informações da arborização urbana pelo cidadão. Conclusão: A proposta apresentada necessita, além da configuração do aplicativo para funcionamento em telefonia móvel, dos dados de inventário da arborização urbana, complementados com referências bibliográficas e a aquisição do código digital. Dessa forma, sugere-se a aplicação dessa metodologia para municípios que tenham interesse em investimentos que propiciem a educação ambiental em relação à arborização urbana. Ademais, o aplicativo pode ter uma interface de comunicação direta com administração pública, a fim de informar queda de árvore, necessidade de poda, solicitação de vistoria, entre outras funcionalidades.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.