BIOLOGIA REPRODUTIVA DE PHYLLOMEDUSA BAHIANA A. LUTZ, 1925 (PHYLLOMEDUSIDAE, ANURA, AMPHIBIA)
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1687Palavras-chave:
CONSERVAÇÃO, ATIVIDADE REPRODUTIVA, ANFÍBIOSResumo
Introdução: Phyllomedusa bahiana é uma espécie de anuro (Amphibia) com distribuição restrita ao estado da Bahia. Como os demais representantes da família Phyllomedusidae, a espécie é popularmente conhecida como perereca-macaco e tanto seu status de conservação como sua biologia reprodutiva continuam escassos de informações, dificultando estratégias de conservação. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo geral descrever o comportamento reprodutivo de Phyllomedusa bahiana por meio dos seguintes objetivos específicos: classificar o padrão de reprodução; descrever os sítios de canto; verificar dimorfismo sexual em tamanho e caracterizar comportamentos reprodutivos. Material e métodos: A área de estudo foi um corpo d’água semipermanente do município de Vitória da Conquista, Bahia. A região é marcada pela transição Floresta Estacional Semidecídua (Mata Atlântica) – Caatinga. Para descrição do comportamento reprodutivo foi utilizado o método Animal-focal. Além de caracterização ambiental da área, mensurou-se altura e distância da margem dos poleiros utilizados e comprimento rostro-cloacal (CRC) dos indivíduos. Resultados: Foi observado atividade de vocalização da espécie durante os seis meses de estudo, apresentando, portanto, um padrão reprodutivo prolongado. A ocupação de sítio de canto da espécie foi exclusivamente galhos de arbustos com altura média ocupada de 0,98 metros. 85,7% dos indivíduos vocalizaram em arbustos acima do corpo d’água. Foi observado fêmeas se locomovendo lentamente sobre os galhos com o macho sobre o dorso em um amplexo do tipo axilar. A fêmea é perceptivelmente maior e obteve um CRC médio de 86mm, enquanto o CRC médio do macho foi de 64mm. Conclusão: Os aspectos reprodutivos de P. bahiana se assemelham aos de outras espécies de mesmo gênero (e.g. P. burmeisteri), entretanto, sua faixa de distribuição difere. Portanto, trabalhos que investiguem aspectos ambientais e climáticos que atuam sobre a biologia da espécie podem contribuir para o maior conhecimento de sua História Natural.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.